Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

"Ataque de filhote de tubarão é um alerta", diz estudioso

26 de janeiro de 2017

/ by visao surubim
Segundo o site http://www.leiaja.com/noticias: Engenheiro de pesca Bruno Pantoja diz que presença dos Tubarões no litoral pernambucano tem aumentado e nada é feito para solucionar a problemática.Cortesia Um dia após o surfista de 21 anos Arthur Andrade ser mordido por um filhote de tubarão na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na tarde dessa terça-feira (24), pesquisador alerta para crescente presença do animal no litoral pernambucano devido à omissão do poder público pernambucano. O ataque aconteceu quando o jovem resolveu dar um mergulho em frente ao hotel Grand Mercure Atlante Plaza e sentiu a mordida na mão direita.                                                                                               De acordo com o surfista, a maré estava secando e a água estava na altura da cintura. "Eu vi uma movimentação na água, mas quando fui sair do mar, um filhote de tubarão mordeu a minha mão", disse Arthur. A vítima conta que quando saiu do mar não viu nenhum salva-vidas circulando pela área e resolveu ir direto para casa.             "Eu senti uma dor muito forte, é como se eu tivesse prendido a minha mão em uma porta com dente", lamentou o surfista. Ele relata que familiares o levaram ao hospital e foi feito o procedimento de lavagem do corte. "Tomei antibiótico, anti-inflamatório e vou tomar vacina antitetânica, mas depois do susto, estou bem", disse aliviado.
Em Pernambuco, a contagem de ataques de tubarão começou a ser feita pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), há 25 anos, quando os casos passaram a ser mais recorrentes. As estatísticas do órgão apontam que desde o ano de 1992, 61 pessoas já foram vítimas dos ataques no litoral pernambucano. Dessas, 24 não resistiram aos ferimentos e morreram.                     O engenheiro de pesca e presidente do Instituto Propesca, Bruno Pantoja, diz que o aumento da presença de tubarões no litoral de Pernambuco é uma anomalia ambiental causada pelas intervenções do homem no ambiente marítimo. Ele explica que o caso de Arthur não é isolado e relembra do mês de dezembro de 2016, quando alguns pescadores da praia de Boa Viagem capturaram filhotes de tubarão na maré ainda seca e o mostraram. 
"De uns anos pra cá a situação se tornou rotineira e perigosa para quem frequenta Boa Viagem, principalmente", disse o engenheiro. Para ele, uma série de fatores contribui para o alerta. Desmatamento, poluição e lançamento do esgoto sanitário no mar e destruição do mangue, além da construção do Porto de Suape, no litoral sul do estado, são as principais causas que atraem os animais ao litoral, segundo Bruno Pantoja. 
O presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), Clóvis Ramalho, discorda do pesquisador e diz não haver uma crescente dos ataques no litoral pernambucano. Ramalho disse não ter motivos para uma situação de pânico e informou que o caso do ataque ao surfista Arthur ainda será investigado. "Não há confirmação de que foi um filhote de tubarão que mordeu o jovem", falou. 
"A presença dos tubarões no litoral pernambucano data do século 20 e já é muito antiga. Fazemos um trabalho de vigilância todos os dias com o Corpo de Bombeiros, mas, além disso, também temos parcerias com o centro de pesquisa da UFPE para ampliar nosso monitoramento em nosso litoral", disse Ramalho. Ele acrescentou também que não há confirmações científicas de que a construção do Porto de Suape tenha contribuído para o aparecimento dos animais na orla da Região Metropolitana do Recife (RMR). "Isso é especulação", argumentou.                                                          Resultado de imagem para foto "Ataque de filhote de tubarão é um alerta", diz estudioso 
Segurança na orla         

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados