Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Matéria completa do abastecimento de água da Barragem de Palmeirinha para Surubim, e o vandalismo

28 de setembro de 2016

/ by visao surubim
Segundo o site do Jornal AB TV: 200 mil receberão água de carros pipa em PEResultado de imagem para Barragem PalmeirinhaGovernador de Pernambuco Paulo Câmara junto com os seus Deputados Danilo Cabral e o Deputado Estadual e Secretário de Agricultura Nilton Mota, Inaugura o Abastecimento de Água de Palmeirinhas(pedra fina)na cidade de Surubim(26)Os Deputados da terra prometeu e cumpriu com o Abastecimento.Vejam o que aconteceu  matéria feita Por    Segundo o Blog Do Fimfa

ATO DE VANDALISMO NA ADUTORA DE PALMEIRINHA IMPEDE ABASTECIMENTO DE SURUBIMvandaAtos de vandalismo impediram que os moradores da cidade de Surubim, no Agreste pernambucano, começassem a receber água hoje (27) da Adutora de Palmerinha. A promessa havia sido feita ontem (26), pelo governador Paulo Câmara durante o ato de reativação da adutora do antigo Sistema produtor de Surubim. Durante os testes de hoje, os técnicos da Compesa perceberam que havia algo errado em virtude da queda acentuada da vazão da adutora, fazendo com que a água não chegasse em alguns pontos. De imediato foram iniciadas as vistorias na tentativa de se encontrar vazamentos na tubulação, fato comum quando do início da operação de uma nova adutora.

Em um trecho da adutora, que tem 30 quilômetros de extensão, na zona rural de Bom Jardim, na Mata Norte, em uma área de difícil acesso, foram localizados esta tarde dois pontos de estouramento, com distância de cem metros um do outro . Para provocar os estouramentos, os vândalos utilizaram picaretas, evidência observado pelo estado da adutora, cujos tubos foram encontrados amassados de forma bastante suspeita. “Os danos causados à tubulação não deixam dúvidas de que o ato foi intencional com o objetivo de evitar a operação da Adutora de Palmerinha, única esperança dos moradores da cidade de Surubim para continuar sendo abastecidos pela rede de distribuição”, afirma o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Mário Heitor Filho. A Compesa já está no local para o início dos serviços de reparo e a expectativa é que os testes sejam retomados a partir amanhã (28).
O gerente da Compesa encontra-se na Delegacia de Bom Jardim registrando o Boletim de Ocorrência – BO sobre o fato, que trouxe sérios prejuízos a população de Surubim, que aguardava ansiosa pela operação da adutora, já que a Barragem de Surubim, que abastecia o município, está em colapso. Essa adutora que foi reformulada e ampliada já foi responsável pelo abastecimento de Surubim até 2001, quando entrou em operação do Sistema Jucazinho. O gerente Mário Heitor calcula um prejuízo financeiro de cerca de R$ 300 mil. “Mas, o prejuízo maior mesmo é a impossibilidade de abastecer a população a partir de hoje, conforme havíamos anunciado”, argumentou o gerente.vanda1
A Adutora de Palmeirinha, uma tubulação de ferro de 400 mm, está transportando água da Barragem Pedra Fina, no município de Bom Jardim, na Mata Norte, para a cidade de Surubim, de onde será retirada uma vazão de 150 litros de água por segundo. A obra do Sistema Palmerinha é um investimento de R$ 2,6 milhões e envolve também a reforma da Estação de Tratamento de Água Buraco do Tatu, em Bom Jardim. A iniciativa foi a forma encontrada pela Compesa e apoiada pelo governo do Estado, para evitar o colapso de abastecimento a cidade de Surubim, ação que irá beneficiar 50 mil pessoas.
A Barragem de Pedra Fina, integra o Sistema Produtor Palmerinha, está com 80 % da sua capacidade, o que corresponde a 6,2 milhões de metros cúbicos de água. Essa barragem é responsável pelo abastecimento das cidades de Bom Jardim, João Alfredo, Limoeiro e Orobó. Com a gravidade da crise hídrica na região, a Compesa já está desenvolvendo estudos para abastecer outras cidades do Sistema Jucazinho com água da Barragem de Pedra Fina. A ação irá viabilizar o atendimento as cidades de Toritama, Vertentes, Vertentes do Lério e Santa Maria do Cambucá.
Segundo o Jornal ABTV, A informação é que a Barragem esta transbordando e esta com a sua capacidade de 80%, diferente do que foi feito uma matéria da Prefeitura de Surubim, que afirma ter sua capacidade de água de 60% (Mentira)
( Hide )
  1. Não é trasbordando e sim transportando água para Surubim que o reporte quis dizer escutem e escrevam direito. Tudo alguém tem que distorcer para o lado da política.

    ResponderExcluir

Don't Miss
© Todos os direitos reservados