Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Bode vai “disputar” prefeitura com única candidata em município do Ceará

25 de agosto de 2016

/ by visao surubim

Segundo o site TRIBUNA DO  CEARÁ,

Por Jéssica Welma em PolíticaBatizado de “Bode 90”, o animal já desfilou pelas ruas da cidade e ganhou a simpatia da população,Resultado de imagem para foto Bode vai “disputar” prefeitura com única candidata em município do CearáCom apenas uma opção de candidatura à prefeitura em 2016, moradores do municípios de Jati, a 524,8 quilômetros de Fortaleza, encontraram uma forma inusitada de “reverter” a situação. Um caprino, batizado como “Bode 90”, é o mais novo opositor à reeleição da atual prefeita Maria de Jesus Diniz Nogueira (PSD), conhecida como Neta, e está fazendo sucesso na cidade.

A oposição à atual gestão preparou a candidatura do médico Dr. Jarbas, que teve o registro rejeitado porque não se descompatibilizou de sua função no programa Mais Médicos, do Governo Federal. “Fizemos reuniões, tentamos trabalhar outros nomes, mas tomamos a decisão mais coerente de não termos candidato”, afirma o membro da oposição e professor universitário Kael Rocha. A ideia de lançar o bode – pontua Rocha, não partiu da oposição.     Como a reeleição de Neta não é unanimidade, parte da população decidiu iniciar uma campanha em protesto. “Um grupo de jovens resolveu criar a questão do voto de protesto, uma coisa engraçada, porém com muito respeito ao pleito eleitoral”, afirma Kael.
O sobrenome 90 é uma referência ao número do animal no jogo do bicho e é parte da campanha pelo voto nulo. “Quando você bota 90 (na urna) você anula o seu voto porque, aqui, em Jati, não tem partido com a legenda 90 registrada”, ressalta.
O bode já ganhou comitê, adesivo, cartaz, desfile, carreata e a simpatia dos moradores de Jati. Rocha conta que o Bode 90 tem sido solicitado para participar de atos de campanha em diversas comunidades. Por isso, a próxima meta é comprar um bode de plástico para não maltratar o animal.
“Vamos procurar um bode de fibra para não desgastar tanto o bode (verdadeiro), para que ele não estresse”, ressalta Rocha.
A mobilização pelo voto nulo não inviabiliza a vitória da atual prefeita. A legislação eleitoral não contabiliza votos nulos e brancos para o resultado do pleito. Apenas um voto garante a reeleição da candidata que já afirmou que manterá ações de campanha, apesar da ausência de opositor  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados