Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Surubim vai receber em abril a Amostragem - VI Mostra de Cinema

24 de fevereiro de 2025

/ by visao surubim

 Segundo o site https://surubim.portaldacidade.com/noticias: Mostra voltada para curtas-metragens dirigidos por cineastas negros, pardos e indígenas acontece em Surubim com exibições e atividades gratuitas

A cidade de Surubim se prepara para receber, em abril, a Amostragem – VI Mostra de Cinema de Surubim. O evento, que tem como foco a valorização da produção audiovisual de realizadores negros, pardos e indígenas, está com inscrições abertas até o dia 15 de março.

Com tema livre, curtas-metragens de todos os gêneros, dirigidos por pessoas negras e indígenas, podem ser inscritos na Amostragem – VI Mostra de Cinema de Surubim. Realizado desde 2017 sob a direção de Paulo Ricardo da Costa, curador e profissional do audiovisual com mais de 30 anos de experiência, o evento acontece este ano com incentivo da Lei Paulo Gustavo. A programação gratuita contará com cinco dias de atividades culturais, audiovisuais e artísticas em abril. As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário online.

A Amostragem é dedicada exclusivamente a filmes de curta-metragem dirigidos ou codirigidos por pessoas negras, pardas e indígenas. Os filmes devem ter até 20 minutos de duração e ser produzidos a partir de 2023, contendo algum recurso de acessibilidade. Cada diretor(a) pode inscrever quantos filmes quiser, com uma inscrição por obra. A mostra incentiva documentários e ficções que abordem debates sociais sobre Direitos Humanos, mas busca representar a diversidade do Cinema Negro e Indígena.

As exibições ocorrerão tanto na zona urbana quanto na zona rural do município, incluindo sessões itinerantes em escolas públicas e associações comunitárias, ampliando o acesso à cinematografia brasileira para diferentes públicos. Após cada sessão, haverá um debate sobre as obras. O evento também contará com oficinas, exposições artísticas e uma mesa de debate com realizadores do interior.

TROFÉU JOIA DO AGRESTE

Nesta edição, a mostra contará com uma categoria competitiva, cujo vencedor será escolhido por meio de votação popular. O melhor filme receberá o Troféu "Joia do Agreste", uma homenagem à identidade cultural da região.

                                                                    Como uma forma de responder às perseguições políticas sofridas pela classe artística, Paulo Ricardo da Costa estimula o consumo e a produção audiovisual em Surubim. Tendo trabalhado por anos na cena do audiovisual recifense, ele iniciou o festival de forma independente, com apoio de trabalhadores do audiovisual pernambucano e editais culturais.

A Amostragem faz parte das iniciativas que atuam na formação de público para o cinema nas cidades do interior de Pernambuco e, ao longo de suas cinco edições, tem desempenhado um papel fundamental na ampliação do contato de centenas de pessoas com o cinema que existe além dos circuitos comerciais de exibição. “Uma coisa que também me guia muito e que, principalmente, me norteou desde sempre, além dessa democratização do cinema, são as questões urgentes. Então, questões de Direitos Humanos mesmo, de negritude, de raça, de LGBT, de intolerância religiosa, de antirracismo, de anticapacitismo”, afirma o curador e criador da mostra.


Mais informações:

  • Inscrições para realizadores negros e indígenas para a VI Mostra de Cinema de Surubim – AMOSTRAGEM
  • Prazo: 15 de fevereiro a 15 de março
  • Formulário de Inscrição: LINK - CLIQUE AQUI

Fonte: 



Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados