Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Escultura de Frei Caneca será inaugurada para celebrar 200 anos da Confederação

9 de janeiro de 2025

/ by visao surubim

 Segundo o site https://surubim.portaldacidade.com/noticias: Evento no dia 13 na Fazenda Cachoeira do Taepe terá roda de conversa, cortejo folclórico e apresentações artísticas em homenagem ao líder pernambucano

Na próxima segunda-feira (13 de janeiro), das 15h às 19h, a Fazenda Cachoeira do Taepe, na zona rural de Surubim, será palco da inauguração de uma escultura monumental em homenagem a Frei Caneca, líder da Confederação do Equador. A obra, com 5 metros de altura, foi criada pelos artistas plásticos Severino Iabá e Mestre Joel Severino, celebrando os 200 anos do movimento republicano de 1824, liderado por Frei Caneca contra o autoritarismo do imperador Dom Pedro I.

O evento também rememora a passagem histórica de Frei Caneca pela região em setembro de 1824, quando, em fuga com suas tropas, atravessou as terras da Fazenda Cachoeira do Taepe rumo ao Ceará, antes de ser capturado pelas forças monárquicas. O religioso e político pernambucano foi executado por fuzilamento em 13 de janeiro de 1825, no Forte das Cinco Pontas, no Recife, tornando-se um mártir da luta por liberdade e justiça.

A programação terá início às 15h com uma roda de conversa no Centro Cultural Casa Grande Cachoeira do Taepe sobre a trajetória de Frei Caneca, a Confederação do Equador e o livro TYPHIS 30, de Cláudio Caneca. Em seguida, às 17h, haverá um cortejo folclórico com o grupo Boi Surubim, que conduzirá os participantes até a escultura. A agenda inclui ainda apresentações artísticas, como a performance Frei Caneca – O Amor Divino pela Liberdade, com o ator Adriano Cabral, e intervenções do poeta Davi Moura, de Fortaleza, além do encerramento com Noé da Ciranda.

Nascido em 1779, no Recife, Frei Caneca foi um dos maiores expoentes da resistência pernambucana. Escritor, clérigo e jornalista, liderou movimentos republicanos e editou o periódico Typhis Pernambucano, que denunciava os abusos do governo imperial. Sua memória será eternizada pela escultura, um símbolo de luta e inspiração para o povo pernambucano.

O evento, gratuito, integra a programação do V Festival Mamulengá, que acontecerá em Surubim nos dias 11, 12 e 13 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelos contatos (81) 99678-9058 e (31) 99171-1314.

Fonte: 


Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados