Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) vai se reunir na Praça da Greve, em frente à Estação Recife
Assembleia do Sindmetro - Foto: Divulgação O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) vai realizar assembleia da categoria nesta terça-feira (9), às 18h. A reunião terá como um dos temas a possibilidade de uma nova greve no dia 25 de julh, caso as reivindicações do grupo não sejam atendidas. A assembleia acontece na Praça da Greve, em frente à Estação Recife, onde serão apresentados informes sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025 e o Acordo Coletivo Especial (ACE), além da discussão sobre a retirada do sistema do Programa Nacional de Desestatização (PND).Leia também
• Ministro das Cidades anuncia investimentos para o Metrô do Recife durante agenda com Lula na Cidade
• Passageiros que usam o Ramal Jaboatão do Metrô do Recife enfrentam transtornos nesta terça (25)
• Metrô do Recife: Linha Centro é reaberta após quase 24 horas de paralisação
A categoria busca avanços significativos nas negociações com o Governo Federal e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE, destaca a importância da participação de todos os metroviários e faz um apelo pela mobilização.
“O Governo Federal não avança nos investimentos, não retirou a CBTU do PND, não reduziu a tarifa, não assinou o Acordo Coletivo Especial (ACE) que garante os empregos da categoria, caso seja concedida. A empresa não avançou nas negociações do novo Plano de Empregos e Salários (PES), promessas da campanha do ano passado", disse. Luiz Soares afirma o compromisso da categoria com um transporte público de qualidade e que o caminho avaliado é de paralisação.
“A categoria está disposta a parar novamente o sistema na perspectiva de ter um sistema de qualidade para atender bem a população, com tarifa social e valorização da nossa categoria. Portanto, defendemos um metrô público de qualidade, estatal federal, com tarifa social de R$ 2 e com valorização da nossa categoria.”
Caso a categoria seja favorável à decisão de parar, aproximadamente dois milhões de passageiros poderão enfrentar os impactos de um modal que segue sucateado.
Greve dos Metroviários no Recife
Caso a assembleia decida por iniciar a greve, será a segunda paralisação da categoria em 2024. Os metroviários pararam no dia 2 de fevereiro, com alegação de insegurança para os dias de folia no Carnaval.
Investimento no Metrô do Recife
Na última terça-feira (2), o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou investimento de R$ 136 milhões para o Metrô do Recife. Os recursos vão recuperar 35 quilômetros das linhas.
O anúncio foi feito durante agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Recife para a entrega dos habitacionais Vila Brasil I e II.
Nenhum comentário
Postar um comentário