Segundo o site https://www.starsailors.com/news: A vela tem 330 atletas (165 homens e 165 mulheres) competindo nas Olimpíadas de Paris 2024, e a competição para se classificar para os Jogos é acirrada.
O primeiro evento de qualificação foi o 2023 Allianz Sailing World Championships (SSL 2500), onde foram atribuídas 107 vagas de cota:A Grã-Bretanha e a Holanda qualificaram-se no maior número de disciplinas, com oito, a Espanha e a Itália qualificaram-se em sete disciplinas, com a Nova Zelândia e a Alemanha a qualificarem-se em seis. A Austrália reservou cinco vagas, com Noruega, Polônia, Suécia, Suíça e EUA se classificando em quatro eventos cada. O restante das vagas serão concedidas no Campeonato Mundial da ILCA de 2024 com 14 (7 por gênero), bem como nos Eventos de Qualificação Continental 2023/2024, onde uma vaga de cota disponível por classe em cada região (África, Ásia, Central e Sul América, Europa, América do Norte e Caribe e Oceania) serão concedidas, exceto para ILCA Dinghy masculino e feminino, onde 3 vagas de cota para a Ásia por gênero e 2 vagas de cota por gênero serão concedidas às outras regiões.
Depois, há a '2024 Last Chance Regatta', onde no 49er & 49er FX Skiff, nas classes ILCA 6 & 7 Dinghy e Nacra 17 Mixed Multihull serão concedidas 3 vagas de cota, no 470 Mixed Dinghy serão disputadas 4 vagas de cota. e nas modalidades Windsurf e Kite serão atribuídas 5 vagas por género.
Finalmente, são atribuídas vagas para Nações Emergentes e Universalidade.
Como país anfitrião, a França tem automaticamente o direito de participar em todos os 10 eventos olímpicos, ignorando o processo de qualificação.
O processo completo de qualificação pode ser encontrado no site do COI aqui .
Nenhum comentário
Postar um comentário