Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Obras terão início nesta sexta-feira (22) e deverão ser finalizadas em 2024
Anúncio foi realizado pelo prefeito Mano Medeiros - Foto: Clarice Melo/Folha de PernambucoLeia também
• Em Jaboatão, atendimento do CadÚnico passará a ser agendado online
• Prefeitura do Jaboatão abre 2 mil vagas para mulheres do município em oficinas e cursos
• Lei Paulo Gustavo: Jaboatão abre cadastro para artistas e profissionais da área cultural
As obras, que serão realizadas da Igreja de Piedade até o limite com o Recife, incluem a construção de parques infantis, academias, áreas de convivência, ciclovias e ciclofaixas.
Além desse trecho, também será requalificado o percurso que vai do Sesc de Piedade até à Praia do Paiva. No total, a obra beneficiará 6 km do espaço público.
Essa é a segunda etapa do projeto. A primeira parte, que compreende 2 km da orla, foi entregue no último ano. Para essa nova fase, o prazo de construção é de 15 meses.
“A conclusão da requalificação da orla vai beneficiar o turismo, o lazer, o esporte, a economia, enfim, toda uma rede de atores sociais. Vamos poder movimentar mais a beira-mar, promovendo eventos esportivos e culturais, como os que serão lançados em breve pelo Sesc, que está montando uma arena de beach tênis, vôlei e futevôlei, em frente ao seu prédio, em Piedade”, comentou.
A intervenção no local prevê ainda a plantação de novas árvores com o objetivo de dar sombreamento e melhorar o microclima. Já o calçadão foi desenhado para garantir a harmonia da paisagem na transição entre os municípios, mas assumindo identidade própria.
Os bancos seguem a mesma proposta de harmonização e serão em concreto, enquanto a iluminação passará a ser toda em LED, dando mais segurança e economia. Após essa etapa, a expectativa é que a obra avance com a construção de quiosques, banheiros e equipamentos de esportes e lazer. Serviço que deverá ser iniciado em 2025.
“Toda a drenagem da orla estará requalificada ao final da obra, garantindo o fluxo adequado às aguas pluviais e resolvendo um problema crônico de alagamentos, existente há décadas. Os ganhos diretos e indiretos serão contínuos", completou o prefeito.
Para tal, será preciso a conclusão de um serviço da Compesa. De acordo com o prefeito, uma reunião foi realizada com o órgão para tratar do assunto.
"Já estivemos com o presidente da Compesa, Alex Campos, e ele se comprometeu a construir as ligações necessárias para que possamos implantar banheiros na orla, um pleito antigo dos frequentadores. Sem as redes de água e esgoto, hoje utilizamos banheiros químicos. Essa realidade também vai mudar”, concluiu Mano. Comerciante há mais de 30 anos, a barraqueira Maria Edileide, de 57 anos, vive grande expectativa pela conclusão dos trabalhos. Para ela, que trabalha nas proximidades da Igrejinha de Piedade, a reforma da orla deverá ajudar a aumentar o movimento na região.
"Desde que proibiram o banho do mar, caiu muito o movimento. Alguns dias a gente vem aqui e não vende nem um coco. Tem sido muito difícil. Com essas obras a gente espera que o movimento volte pra que a gente consiga sobreviver", afirmou.
A aposentada Iara Almeida, de 77 anos, será uma das moradoras beneficiadas. Para ela, a expectativa também é grande. "Depois da reforma na primeira parte eu comecei a andar mais pela praia. Agora vão arrumar aqui perto de casa, vai ficar melhor ainda", comentou.
Nenhum comentário
Postar um comentário