Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Associações de pessoas com deficiências e doenças raras realizam ato simbólico em frente à Alepe

14 de abril de 2023

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Grupos de diferentes locais do Estado participaram do ato

Com o lema “Chega de invisibilidade! Não vamos nos calar!”, associações do segmento da Pessoa com Deficiência do Estado de Pernambuco realizaram, na manhã desta quinta-feira (13), no Recife, ato simbólico em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco. A mobilização contou com a presença de grupos de diferentes locais do Estado, como RecifeJaboatão dos GuararapesMoreno, Carpina e Gravatá.                                                                                        Mãe de um filho com deficiência intelectual, Poliana Dias é representante da Amar (Aliança de Mães e Famílias Raras). Ela explicou a importância do ato.

"O que nos motivou foi a falta de voz dentro da Alepe. Simplesmente os 49 deputados que se elegeram disseram que não queriam a voz das pessoas com deficiência dentro dessa casa ao não formar uma frente parlamentar. Reunimos as asssociações para ter poder de ação", disse.

Até a última composição da Alepe, havia uma frente parlamentar em defesa das pessoas com deficiência. 

Ato simbólico em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e doenças raras em frente à Alepe. Foto: Melissa/ Fernandes

Pai de  Luan Henrique, que tem paralisia cerebral, Ailton Azevedo diz que cuida do filho, mas afirmou participar de todos os atos. "Não é só pelo meu filho, é para a melhoria de todos. Também é importante dar força às outras famílias", disse Ailton. 

Integrante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos de Pessoas com Deficiência de Moreno e do conselho estadual, além de participar da AMA (Associação Mães Azuis), Rivânia Silva de Andrade criticou a existência de movimentos segregados na Assembleia Legislativa de Pernambuco.                                                    "No caso da Alepe, está existindo movimentos segregados. O que nós queremos é uma comissão permanente em defesa do direito de todas as pessoas com deficiência. O legislativo precisa voltar o olhar para as pessoas com deficiência de modo geral, não segregar. Isso é retrocesso", enfatizou Rivânia. 

Os deputados Cleiton Collins (PP), Débora Almeida (PSDB) e José Patriota Sileno Guedes, ambos do PSB, receberam os manifestantes na Alepe. O deputado Cleiton Collins (PP) anunciou que vai propor a instalação de uma comissão especial para tratar das doenças raras.

"Esse tema sempre esteve presente aqui na casa. Poderia ser discutido em outras comissões como a de saúde, mas a gente entende a importância de se dar um destaque à temática", disse Sileno Guedes (PSB). De acordo com o deputado, a não continuidade da frente parlamentar que já existia não se deu por esquecimento do tema. 

"Não se renova frente. A frente ou comissão especial se cria para atender uma demanda específica. Quando mudou a legislatura, existe um limite de frentes criadas na casa. Outras frentes sobre outros temas foram criados, até porque vários temas transitórios que precisam ser discutido pela Casa e dez frentes não são suficientes", explicou.             

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados