Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Nas últimas semanas, os relatos de assaltos a ciclistas viraram rotina no noticiário pernambucano. Nos mais diversos casos, a ação criminosa segue um padrão
Movimentar as pernas, sentir o vento no rosto, respirar o ar livre e adentrar pela paisagem urbana entre os bairros. Quer atividade que dê mais sensação de prazer e liberdade do que o ciclismo? Seja para fins de prática esportiva, seja para se deslocar nos trajetos do cotidiano, sair de bicicleta por aí, com ou sem destino certo, é, para muitos, um momento de descontração. Ou deveria ser. Nas últimas semanas, os relatos de assaltos a ciclistas viraram rotina no noticiário pernambucano. Nos mais diversos casos, a ação criminosa segue um padrão. A vítima - geralmente, uma mulher - está pedalando à noite quando um homem se aproxima, puxa a bolsa que ela segura e foge. Os riscos para quem sofre a violência são grandes. No dia 4 de janeiro, a publicitária Pietra Alcântara bateu com o rosto no chão ao ser puxada por um assaltante que pilotava uma moto no bairro da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. Quatro dias depois, a jornalista Vanessa Bahé, de 43 anos, teve uma fratura exposta no cotovelo após uma abordagem semelhante no Espinheiro.Diante disso, entidades ligadas ao cicloativismo realizaram um protesto, no último dia 10, no intuito de chamar atenção para o problema da insegurança. Uma dessas organizações, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo), contabilizou 24 casos de assaltos, sendo 23 deles contra mulheres, entre a segunda quinzena de novembro e a segunda semana de janeiro.
Em nota, as polícias Militar e Civil de Pernambuco afirmaram que estão atuando nos locais das ocorrências e investigando os casos. “Na Jaqueira, por exemplo, o 11º BPM emprega guarnição ordinária, além das equipes de Contra Resposta, Motopatrulheiros e lançamentos a pé. Nas Graças, Espinheiro, Rosarinho e Encruzilhada, o 13º BPM atua com guarnições e motopatrulheiros, reforço com operações em pontos mais críticos e o apoio do GATI. Essa atuação tem prevenido investidas, além de prender suspeitos”, destaca a nota da Polícia Militar. A corporação ressalta que é importante as vítimas denunciarem os crimes.
Já a Polícia Civil informa que, dentro do Programa Pernambuco Seguro, foi designada uma equipe da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) para investigar os recentes casos de roubos na Zona Norte do Recife.
Nenhum comentário
Postar um comentário