Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Secretário fala em melhorias para o próximo ano
Uma estrutura metálica em formato de abacaxi com centenas de unidades do fruto desabou, na madrugada desta quinta-feira (13), em Pombos, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, localizada a 57 quilômetros do Recife. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O episódio ocorreu no encerramento da Festa do Abacaxi, uma das principais atrações da cidade. Geralmente, as frutas são distribuídas à população no final da festa por funcionários da prefeitura.O vídeo com o momento da queda foi compartilhado nas redes sociais. As imagens mostram algumas pessoas tentando tirar abacaxis da estrutura. Em seguida, o abacaxi gigante começa a pender para a frente e cai e alguns ficam embaixo da peça.
Leia também
• É festa para criança então, que tal bolo com brigadeiro e docinhos feito pelos pequenos?
• Festa de São Benedito, em Itapissuma, conta com shows gratuitos
Tradicional celebração de Pombos, a Festa do Abacaxi marca a comemoração pela colheita da fruta na cidade, uma das principais produtoras do País. Este ano, a programação começou no domingo (9) e se encerrou na quarta-feira (12).
Abacaxis caíram sobre pessoas (Imagens: Reprodução)De acordo com o secretário de Agricultura de Pombos, Jairo Rubens, este ano, houve uma mudança no local da festa. "Nossa festa geralmente acontecia no centro da cidade e mudou para o pátio de eventos. É tradicional essa distribuição dos frutos, uma coisa que faz parte da cultura", destacou.
O secretário cita, ainda, que o tipo de piso no novo local é diferente, feito com tijolos encaixados. Ele disse que a estrutura está fixada, mas algumas observações precisavam ser seguidas. "É o primeiro ano que fizemos ali, fizemos uma mureta de proteção e colocamos seguranças. Ainda não havia terminado a festa, faltava a atração principal", completou Jairo Rubens.
Era por volta de 1h30 desta quinta-feira (13) quando algumas pessoas, segundo o secretário, começaram a antecipar a entrega dos abacaxis. "Antecipou-se essa entrega por parte de populares, que se identificaram como se fossem parte de equipe, de modo que essa distribuição foi tirando a parte de baixo [dos abacaxis]. Foi ficando pesado em cima e sem base de sustenação. Era impossível de conter a quantidade de gente", acrescentou o gestor.
Jairo Rubens acrescentou que, junto ao prefeito da cidade, Dr. Marcos Ferreira (PSB), avalia mudanças para evitar incidentes parecidos nas próximas edições da Festa do Abacaxi. Para o próximo ano, o secretário diz que a prefeitura pretende fazer barreira dupla com disciplinadores a pelo menos 1 metro da estrutura e reforçar a segurança. "Fica o susto e a lição para o próximo ano".

Nenhum comentário
Postar um comentário