Câmara Municipal de Surubim

Câmara Municipal de Surubim
Câmara Municipal de Surubim

Festejos de encerramento da Festa do Carmo movimentam centro do Recife neste sábado (16)

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: A chuva deu uma trégua na região do Pátio do Carmo por volta das 15h - quando começou a principal missa do dia em celebração à padroeira do Recife, Nossa Sra do Carmo. Com o pátio lotado de fiéis, a missa está sendo celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido

Em seguida, deverá ter início a procissão - que não ocorria desde 2019 por causa da pandemia. Seguindo os organizadores, deverão ser percorridos 2 quilômetros de ruas do centro. Somente neste sábado, 300 mil fiéis participam das homenagens a Nossa Sra do Carmo. O público estimado nos 11 dias de festa foram 1,3 milhão de pessoas.


Às 15h, teve início, a missa solene, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido – juntamente com padres de diversas paróquias da capital pernambucana. 

Em um momento da missa, Dom Fernando – que também celebrou sua última missa à frente da Arquidiocese, pois já anunciou a sua aposentadoria -, comentou o fato de o Brasil ter voltado para o mapa da fome mundial, com 30 milhões de brasileiros vivendo na miséria. “Precisamos lembrar dos nossos irmãos que estão passando fome, sobretudo, nesse momento em que o Brasil volta ao mapa da desigualdade”. 

Após a missa, teve início a procissão pelas ruas do centro do Recife. Nem a multidão e nem a chuva que caiu mais cedo na cidade e nem a multidão impediram que Lílian Lemos, 44 anos e cadeirante, comparecesse ao Pátio do Carmo. “Eu venho aqui só agradecer. O meu acidente podia ter custado a minha vida. Mas a minha Mãe Maria disse que nada está perdido”. 

Mostrando que a adoração a Nossa Senhora do Carmo é diversa, o pai de santo Januário da Guabiraba, 69 anos, disse que fez questão de comparecer e reverenciar Nossa Senhora do Carmo – que, de acordo com o sincretismo religioso, é representada por Oxum nas religiões de matriz afro. 

Durante todo o trajeto, Dom Fernando Saburido fez questão de estar com os fiéis, abençoando e também registrando o momento.

“É emocionante estar com o povo de Deus aqui reunido aqui, nesta caminhada, depois que fomos privados dessa alegria de estar com o povo”, ressaltou ele. “Agora, Nossa Senhora está nos abençoando e nos ensinando a viver o Evangelho. Nos motivando a viver o compromisso com seu filho, Jesus”, concluiu o arcebispo. 

Postar um comentário

0 Comentários