Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Cidade pernambucana tem situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional

8 de julho de 2022

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Situação de emergência foi reconhecida em municípios de outros nove estados

Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em nove cidades do Brasil que foram atingidas por desastres naturais. A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada, nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial da União (DOU). Entre os municípios citados, está a cidade de Quipapá, na Mata Sul do Estado.                                                  

O município pernambucano teve sua situação de emergência reconhecida após as fortes chuvas atingirem a cidade nas últimas semanas. 

As outras oito cidades que tiveram situação de emergência são as seguintes: 

- Barreirinha-AM (inundações)
- Concórdia-PA (inundações)
- Satuba-AL (atingida por chuvas intensas)
- São Bernardino-SC (atingida por chuvas intensas)
- Remanso-BA (estiagem)
- Coronel João Sá-BA (estiagem)
- Solonópole-CE (estiagem)
- Betânia do Piauí-PI (estiagem)

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.                                                                                                      A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.


Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD, a partir do Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos de capacitação.    

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados