Câmara Municipal de Surubim

Câmara Municipal de Surubim
Câmara Municipal de Surubim

Veja previsão do tempo para este sábado, uma semana depois da tragédia que deixou 128 mortos em Pernambuco

 Segundo o site https://jc.ne10.uol.com.br/pernambuco: Fortes chuvas em Pernambuco deixaram 128 mortos e milhares de desabrigados

ALERTAS Informações da Apac sobre a possibilidade de chuva devem ser sempre levadas em consideração - FOTO: ELTON PONCE/JC

Este sábado (4) marca uma semana do início de uma das maiores tragédias que Pernambuco já viveu. As fortes chuvas, combinadas a falta de infraestrutura e de obras de prevenção, causaram 128 mortos no Grande Recife e na Zona da Mata, deixando também milhares de desabrigados. As vítimas fatais tiveram nomes revelados após cobranças do JC e pressão da sociedade.

As chuvas devem continuar, porém com uma intensidade menor do que na semana passada. Apesar disso, a Agência Pernambucana de Águas e Clima - Apac ainda chegou a publicar um aviso meteorológico para pancadas de chuva de intensidade moderada, pontualmente forte, principalmente na madrugada e manhã do sábado (4) na RMR, Mata Norte e Mata Sul                                                                                                                          De acordo com a Apac, a previsão é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata.

Embora a previsão seja de fraca a moderada, a maré pode contribuir com os transtornos durante o dia. À noite, mais precisamente às 18h24, haverá uma nova maré alta e o volume deve alcançar 1,9 metros.

No domingo (5), existe a possibilidade de pancadas de chuva na madrugada e primeiras horas da manhã, porém com intensidade fraca a moderada.        "Essas chuvas são comuns para essa época do ano. Então deve persistir esse tipo de precipitação, principalmente na madrugada e primeiras horas da manhã, até meados de agosto", explicou o meteorologista da Apac Thiago do Vale.

Já o INMET: Instituto Nacional de Meteorologia prevê um tempo nublado (ou com muitas nuvens) com chuva durante todo o sábado. No domingo, as nuvens permanencem, porém com menos chuva.

Na última sexta-feira (3), as fortes chuvas voltaram a causa transtornos na Região Metropolitana do Recife. Vários pontos registaram alagamentos, como a Avenida Agamenon Magalhães.                                                                  

Auxílio para vítimas

O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou o encaminhamento de dois projetos de lei assistenciais para vítimas das chuvas no Estado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O primeiro concederá um único auxílio de R$ 1,5 mil aos desabrigados e desalojados que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O segundo, dará pensão vitalícia de um salário mínimo aos dependentes dos 128 mortos.      

Postar um comentário

0 Comentários