CHUVAS EM PERNAMBUCO: Barragem do Prata, no Agreste, sangra após atingir capacidade máxima

 Segundo o site http://www.vertentesnoticias.com.br: Pela primeira vez em dois anos, a barragem do Prata, em Bonito, sangrou. A última vez que o manancial, que abastece 10 cidades do Agreste de Pernambuco, chegou a 100% da capacidade foi no inverno de 2020.

O local atingiu o limite de capacidade após as fortes chuvas que atingiram o Agreste de Pernambuco e Zona da Mata Sul na última semana, em decorrência de uma frente fria que se deslocou do Sul da Bahia a Pernambuco.
A barragem atingiu o limite da capacidade e, atualmente, tem um volume de água que ultrapassa os 42 milhões de metros cúbicos. Com isso, o abastecimento de 10 municípios do Agreste Pernambuco está garantido: Caruaru, Agrestina, Ibirajuba, Altinho, Cachoeirinha, Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.
Segundo Denis Mendes, gerente da Compesa no Agreste Central, o volume é suficiente para garantir o abastecimento desses municípios nos próximos dois anos, mesmo se houver um longo período de estiagem. 

"Em junho de 2020, ela também verteu, chegou a 100%. Nas chuvas do ano passado, ela só chegou a 90%. Neste ano, nós temos a garantia e um volume grande para abastecer todas as cidades que recebem água da barragem do prata", apontou Mendes.
"Isso representa abastecimento para as residências, para as indústrias, para o comércio. Isso significa que não vamos aumentar o rodízio para a cidade de caruaru. Muito pelo contrário, a gente está trabalhando para um melhor abastecimento de água, diminuindo o rodízio de água em algumas áreas. Atualmente estamos praticando 6 dias com água, 6 dias sem água", afirmou o gerente da Compesa.
CHUVAS NA REGIÃO

As fortes chuvas de junho têm contribuído para o abastecimento da barragem. Na semana passada, novas chuvas provocaram alagamentos na Mata Sul de Pernambuco, região que chegou a registrar volumes acima de 80 milímetros em 24 horas.

A Defesa Civil do Estado (Codecipe) relatou que uma senhora morreu ao ser atingida pelos escombros de uma residência que desabou na zona rural de Bom Conselho, no Agreste. Ela foi a 130ª vítima das chuvas em Pernambuco neste ano.

Novas barragens podem encher?

Segundo a Apac, um sistema meteorológico denominado (Onda de Leste) deve ocasionar chuvas com intensidade moderada a forte durante a madrugada desta última quarta-feira (22). Ela pode se estender pelos próximos dias na Mata Norte, Mata Sul e Região Metropolitana do Recife.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do JC NE1O Uol

Postar um comentário

0 Comentários