Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Mais um bebê morre enquanto aguardava transferência para UTI em Pernambuco

25 de maio de 2022

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Segundo a SES, a criança teve uma parada cardiorrespiratória no momento da transferência

Uma bebê de um mês e 17 dias morreu antes de ser transferida para um leito de terapia intensiva, nesta terça-feira (24). Giovanna Amélia estava na Unidade de Pronto Atendimento do Curado, em Jaboatão dos Guararapes, desde a última quinta-feira (19). Ela tinha acabado de conseguir uma vaga na UTI de outra unidade de saúde, mas teve uma parada cardiorrespiratória enquanto aguardava a ambulância.                      De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a menina chegou à UPA com sintomas de tosse e cansaço e, na triagem de classificação de risco, recebeu a classificação amarela. Giovanna ficou internada na unidade e foi acompanhada pela equipe multidisciplinar de plantão no serviço de saúde. 

Por nota, a SES explicou que a criança apresentou uma piora na evolução do quadro clínico, quando foi solicitada a transferência para uma enfermaria voltada para o acompanhamento de casos respiratórios.

"Com quadro de bronquiolite viral aguda, o paciente passou a receber suportes ventilatório (máscara não reinalante, VNI e posteriormente IOT), realizou exames laboratoriais e raio x, iniciou terapia com antibiótico, aspiração nasal, entre outros, conforme prescrição médica. Mesmo com toda a assistência para o quadro clínico apresentado, o paciente teve uma parada cardiorrespiratória no momento da transferência para outro serviço de saúde - onde passaria a ser acompanhado em leito de terapia intensiva - evoluindo para óbito na madrugada desta terça-feira (24/05)", diz o documento.

Esse é o segundo óbito somente nesta semana de bebês em decorrência da bronquiolite viral aguda. Na última segunda-feira (23), um bebê de 11 meses também morreu com a doença respiratória grave.                               Ele foi internado na emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, Zona Oeste do Recife, após ser transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Curado com quadro de insuficiência respiratória. Com bradicardia, o quadro de ritmo cardíaco abaixo do normal, ele teve uma parada cardíaca e não respondeu com sucesso às manobras de reanimação.

Fila de Espera

De acordo com o Ministério Público de Pernambuco, a lista de espera por leitos de UTI Infatil, atualizada nesta terça-feira (24), é de 62 para UTI para Síndrome Respiratória Aguda Grave e 11 para UTI Clínica, totalizando 73 crianças.

Já na UTI Srag Neonatal, a fila tem 11 bebês, enquanto a UTI Neonatal Neonatalogia tem quatro bebês aguardando, totalizando 15.    

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados