Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Lambida de cachorro pode disseminar superbactérias mortais; entenda

8 de abril de 2022

/ by visao surubim

Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Novo estudo mostra que animais de estimação podem contaminar seus donos com bactérias resistentes a medicamentos

Deixar seu animal de estimação lamber o seu rosto ou comer do seu prato pode contribuir para a proliferação de superbactérias. É o que aponta um estudo conjunto feito por pesquisadores portugueses e britânicos, que será apresentado no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas em Lisboa no final deste mês.  Os cientistas temem que cães e gatos estejam se tornando reservatórios potenciais para cepas de bactérias resistentes a antibióticos.                                        Os pesquisadores do Royal Veterinary College do Reino Unido e da Universidade de Lisboa, analisaram as fezes de humanos e animais que habitam 41 lares portugueses e 45 britânicos. Foram incluídos, no total, 114 pessoas, 85 cães e 18 gatos. 

As amostras foram coletadas e depois testadas geneticamente para superbactérias. Cepas de E.coli resistentes a medicamentos foram achadas em 14 cães, um gato e 15 humanos. Estas bactérias podem ser fatais em alguns casos. Elas são conhecidas por serem resistentes a vários antibióticos, como a penicilina.                                                          Os cientistas acreditam que a transmissão destas superbactérias ocorre através da via fecal-oral. Os animais de estimação lambem suas regiões íntimas e outras partes de seus corpos, espalhando os micro-organismos resistentes pela superfície de seus pelos. Depois, seus donos entram em contato com eles e levam as mãos à boca antes de lavá-las, se infectando. Coletar as fezes do cão ou gato e não lavar as mãos logo depois também pode ser uma via de contaminação, afirmam os pesquisadores. 

Em quatro casas, os humanos e animais de estimação tinham as mesmas bactérias com genes de resistência a antibióticos. Isso confirma a hipótese de que um contaminou o outro. 

O estudo foi apenas observacional, o que significa que não pode provar que os animais de estimação foram diretamente responsáveis pela disseminação de superbactérias para seus donos.

Em entrevista a jornais britânicos como Daily Mail e The Telegraph, Juliana Menezes, especialista em ciência veterinária e principal autora do estudo afirmou que as descobertas são preocupantes. Ela pontua que antes do surgimento da Covid-19, a resistência aos antibióticos eram uma das “maiores ameaças à saúde pública”. A especialista alerta que uma superbactéria pode tornar intratáveis condições como pneumonia, sepse, infecções do trato urinário e até feridas.  

“Nossas descobertas reforçam a necessidade de as pessoas praticarem uma boa higiene em torno de seus animais de estimação e reduzirem o uso de antibióticos desnecessários em animais de companhia e nas pessoas”, disse ela ao Daily Mail.  

O uso indiscriminado de antibióticos aumenta as chances de uma bactéria se tornar resistente ao medicamento. Isso, consequentemente, diminui o arsenal de opções de terapia diante de uma infecção, o que aumenta a incidência de mortes. 

Os autores do estudo sugerem que os humanos devem evitar a disseminação dessas bactérias dentro da casa. Para isso, seria necessário diminuir a relação próxima entre os tutores e seus animais de estimação, além de aumentar as práticas de higiene, como lavar as mãos após a coleta de dejetos de cães e gatos, ou mesmo depois de acariciá-los.  

Apesar dos riscos apontados no novo estudo, os autores não são contra a adoção de animais de estimação. Estudos já apontaram os benefícios para a saúde física e mental de ter um pet em casa. Isso inclui ajudar a reduzir a pressão arterial e fornecer companhia para aumentar as oportunidades de se exercitar e socializar com outras pessoas.  

No início deste ano, pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade de Oxford disseram que infecções resistentes a antibióticos mataram diretamente 1,2 milhão de pessoas em 2019 e contribuíram indiretamente para a morte de mais 5 milhões.                   

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados