Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Brasileiro de 100 anos bate recorde mundial por estar há mais tempo na mesma empresa

12 de abril de 2022

/ by visao surubim

 Segundo o site https://noticias.r7.com: Walter Orthmann trabalha há 84 anos na fábrica de tecidos RenauxView, em Santa Catarina; o feito está no Guiness Book

Ainda não havia eclodido a Segunda Guerra Mundial e Walter Orthmann já trabalhava na RenauxView, uma pequena empresa de tecidos de Brusque, em Santa Catarina.

Em 1938, cinco anos antes da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ser aprovada, começou como auxiliar de expedição, aos 15 anos de idade. Depois, foi promovido a office-boy, assistente administrativo e gerente de vendas, função que, acreditem, exerce até hoje.                                                                                          Ao longo dos seus 84 anos de trabalho viu muita coisa mudar. Seja na empresa, no país ou no mundo.

Em todos esses anos se manteve atualizado e diz que se adapta bem às novas tecnologias "Hoje em dia tudo é mais rápido. Antigamente, precisava de muito tempo para resolver as coisas. Agora, em dois minutos tudo se resolve", diz. "Precisa manter a cabeça boa, a mente em dia. E é assim que eu consigo, trabalhando", completa.

Nascido na tumultuada década de 1920, Seu Walter, como é conhecido na região, já tinha quase 30 anos quando Assis Chateaubriand trouxe uma novidade para o Brasil, a televisão.                                                                                                        E tinha 48 anos quando viu, a cores, Pelé trazer o tricampeonato mundial para o Brasil.

Na mesma empresa, recebeu seu salário em 9 moedas diferentes, viu 23 presidentes e observou tudo se transformar.                                                               

LEIA TAMBÉM
  •  Comer bem pode aumentar a expectativa de vida em até 13 anos                         Foi em 2006, aliás, que ficou preocupado com a mudança na diretoria da empresa. Com 68 anos de casa, achou que poderia ser dispensado, afinal, “não iriam querer uma pessoa velha na equipe”.

    Mas o novo presidente, Armando Hess Souza, decidiu renovar seu contrato por mais 15 anos. “Em 2021, venceram os 15 anos e, para nossa alegria, seu Walter continua sendo um profissional de destaque”, disse Souza.

    A valorização do mais longevo funcionário do mundo é fruto de orgulho para a empresa. Em 19 de abril, quando Walter fará 100 anos de idade, vai promover uma festa para mais de 700 convidados, com direito a bolo, food-trucks, chopp e música.

    Orthmann credita ao trabalho o fato de ainda estar vivo, e motivado, para levantar da cama todos os dias. “Se você não tem um motivo, você vai ficar dormindo. Infelizmente, todos os meus amigos que se aposentaram e pararam de trabalhar, já morreram. É o trabalho que nos mantém vivos”, afirma.                                          Ele leva uma vida simples, saudável, cuida da alimentação, do corpo e se exercita diariamente. De segunda a sexta, quase que religiosamente, dirige seu próprio carro à sede da RenauxView.

    Casou-se pela primeira vez em 1946, com Alice Koschnik, que faleceu em 1977. Três anos depois, casou-se com Lucia Helena Valle, com quem mora até hoje.

    Ao longo dos seus 100 anos de vida, e 84 de RenauxView, recebeu diversas homenagens das mais variadas entidades. Desde o Corpo de Bombeiros Militar de Brusque ao Tribunal Superior de Trabalho, todos reconhecem o feito extraordinário de Seu Walter.

    O mais impactante, porém, é o certificado do Guinness World Records, o livro dos recordes. Primeiro em 2008, depois em 2018 e agora em 2022, é a pessoa no mundo que trabalha há mais tempo em uma mesma empresa.

    De acordo com o Guiness, a mais longa carreira na história foi de Susan OHagan, em Lisburn, na Irlanda do Norte. Ela trabalhou com serviços domésticos por 97 anos, dos 10 aos 107, de 1812 a 1909, quando morreu.


    * Estagiário do R7, sob supervisão de Marcos Rogério Lopes.   
      

    

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados