Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Secretaria da Mulher de Pernambuco lança ações de enfrentamento à violência contra a mulher

8 de março de 2022

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias:Uma cartilha sobre a Lei Maria da Penha será distribuída. Além disso, ações nos transportes públicos e dentro dos estádios serão realizadas

A secretaria da Mulher de Pernambuco lançou, nesta segunda-feira (7), as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8). Com o tema “Basta de Violência contra a Mulher”, o Governo de Pernambuco distribui, em todo o Estado, uma cartilha sobre a Lei Maria da Penha, com os tipos de violência e como as vítimas podem denunciar e receber acolhimento. O material também estará disponível de forma virtual

Este ano, as cartilhas também estão sendo distribuídas para os municípios em braile e todo o material estará disponível em vídeo com intérprete de libras. O objetivo é trabalhar a inclusão das mulheres com deficiência. 

Cartilhas sobre a Lei Maria da Penha. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

“A gente elegeu o mês de março, um mês muito forte na simbologia da luta pela mulher, para lançar a campanha de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Essa campanha tem o objetivo de chegar mais perto de toda a sociedade e fazer com que as pessoas que estejam passando pela situação de violência possam se reconhecer, porque muitas não se reconhecem nessas situações”, destacou a secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira.                                                                  Além da distribuição da cartilha, a campanha também promove a ação “Violência Contra a Mulher é #JogoSujo” e chama a atenção para as violências sofridas por atletas e pelas mulheres que trabalham nas equipes e que estão no dia a dia dos esportes. 

“Essa ação vai atingir a questão da mulher no esporte, seja dentro do campo de futebol, nos clubes ou nas mais diversas modalidades”, explicou a secretária. 

Nesta quarta-feira (9), outra ação da campanha será realizada, desta vez, no Terminal Integrado (TI) Pelópidas Silveira, junto com a empresa Conorte. Serão colocadas mensagens dentro dos ônibus para que as pessoas se conscientizem sobre a problemática da violência sexual nos coletivos.  

“A gente sinalizou dentro dos ônibus cartazes, adesivos, com um pouco da Lei Maria da Penha, e, principalmente, sobre o respeito à dignidade sexual. A gente precisou também ter esse olhar para as mulheres que estão ali dentro dos seus coletivos”, destacou Ana Elisa. 

Dizeres como “Quem respeita as mulheres anda de cabeça erguida”“Usar máscara é obrigatório. Respeitar a mulher também” e “Você não está sozinha. Peça ajuda” estarão estampados nos transportes. 

No Dia Internacional da Mulher, nesta terça, um edital será lançado para contemplar associações e entidades voltadas para a política da mulher

58 municípios vão poder disputar este edital para, através de projetos que beneficiam a causa da mulher, colocar o seu papel e contribuir. Além disso, também serão lançados cursos de qualificação para o público feminino, mas nessa semana a gente está bem voltado ao enfrentamento da violência”, destacou. 

deputada estadual e delegada Gleide Ângelo, que também participou do evento de lançamento, pontuou que a prevenção é fundamental no enfrentamento à violência. “As pessoas precisam perceber que com a prevenção a gente não precisa chegar na parte da delegacia e da repressão. Quando isso acontecer, vai mudar a sociedade”. 

Também participaram do evento a secretária de Administração de Pernambuco, Marília Lins; a promotora de justiça e coordenadora do Número de Apoio às Mulheres do Ministério Público de Pernambuco, Bianca Stella; a defensora pública de Pernambuco, Virgínia Moury; a desembargadora e coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Daisy Pereira; a tenente responsável pela Patrulha Maria da Penha, Patrícia Soares; e a delegada gestora do Departamento de Polícia da Mulher, Fabiana Leandro. 

Denunciar é preciso 

Em todo o Estado, a Ouvidoria da Secretaria da Mulher de Pernambuco está disponível para informações, reclamações e denúncias 24h através do número 0800.281.8187.

No Recife, as mulheres vítimas de violência podem procurar a 1ª Delegacia de Polícia da Mulher através dos telefones: (81) 3184-3356/ (81) 3184-3352 ou de forma presencial, na rua do Pombal, sem número, na Praça do Campo, no bairro de Santo Amaro.

Ações para o Dia das Mulheres 

Nesta terça (08), a Estácio Recife oferece serviços de avaliação nutricional com o curso de Nutrição e atendimentos em cuidados básicos de saúde com o curso de Enfermagem, como aferição de pressão arterial, medição de glicose, entre outros. Os atendimentos acontecem no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, das 14h às 18h. 

Já no Espaço Zen, serão oferecidos serviços voltados para o bem-estar da mulher, como ventosaterapia e auriculoterapia, com o curso de Fisioterapia. Além disso, rodas de conversa com profissionais de psicologia vão debater o que é ser mulher no século XXI, as dificuldades encontradas, o papel feminino na sociedade, entre outras discussões.

Em parceria com a marca de dermocosmético para o corpo e rosto Adcos e o apoio da Secretaria da Mulher do Recife, o Plaza Shopping, em casa Forte, Zona Norte do Recife, promove, até esta terça, uma ação especial para o público feminino. As clientes podem participar de um momento de relaxamento e cuidados especiais com serviços de spa das mãos, spa dos pés e quick massage, e ao mesmo tempo ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Para participar da ação, cada mulher deve doar, no mínimo, um pacote de absorvente na recepção do espaço, realizar um cadastro e escolher um dos três serviços disponibilizados e agendar o horário. A ação funciona no lounge montado, no piso L4, das 12h às 21h.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados