Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Governo do Rio publica decreto que autoriza aos municípios derrubar o uso obrigatório de máscara

4 de março de 2022

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Na prática, municípios já estão autorizados a rever protocolo

O governo do Rio de Janeiro publicou no início da noite desta quinta-feira o decreto que atribui às prefeituras o poder de flexibilizar o uso de máscaras contra a Covid-19, inclusive em locais fechados, onde elas atualmente ainda são exigidas. Assinada pelo governador Cláudio Castro, a decisão tem efeito a partir da data de sua publicação. Ou seja, as cidades já estão livres para derrubar a obrigatoriedade da proteção facial por ato normativo próprio.

"Com o único objetivo de resguardar o interesse da coletividade bem como do avanço da vacinação no estado, (...) fica facultado aos Poderes Executivos Municipais a flexibilização das medidas sanitárias no tocante ao uso obrigatório de máscara de proteção respiratória mediante ato próprio", diz o decreto.

O texto salienta, contudo, que a nova determinação não afasta a possibilidade de um ato normativo do governo do estado, por meio de Resolução da Secretaria de Estado de Saúde (SES).                                     Ele acrescenta que, nos locais em que a SES determinar a permanência do uso obrigatório de máscara de proteção respiratória, seguirão em vigor as penalidades previstas para os municípios que descumprirem o protocolo de uso de máscaras.

Ainda segundo o decreto, a SES continuará com o monitoramento do painel de indicadores da Covid-19 e com a publicação de seu mapa de risco.

Em caso de choque com as normas municipais em vigor, valerá a medida mais restritiva, informa a publicação.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados