Câmara Municipal de Surubim

Câmara Municipal de Surubim
Câmara Municipal de Surubim

Verão começa nesta terça-feira (21) com previsão de chuvas acima da média em quase todo o Brasil

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: No norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a responsável pela ocorrência de chuvas

O tão aguardado verão no Hemisfério Sul inicia nesta terça-feira (21), às 12h59. A estação, caracterizada pela elevação da temperatura em todo país em função da posição do Sol mais ao sul, prevê, para este ano, chuvas são frequentes em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste.

De acordo com o prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a responsável pela ocorrência de chuvas. Já nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas serão ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).                                                                                                          

O La Niña, chamado de fase fria do fenômeno El Niño, de resfriamento anômalo da Temperatura da Superfície do Mar –Oscilação Sul (Enos) – apresenta, atualmente, anomalias na ordem de -0,9°C, o que define o fenômeno como de intensidade fraca.

Porém, a maioria dos modelos de previsão de Enos, gerados pelos principais centros internacionais de meteorologia, indicam uma probabilidade superior a 60% de que se mantenha o fenômeno durante o verão, podendo atingir a intensidade moderada, o que indica tempo mais frio entre os meses de dezembro deste ano e janeiro de 2022.

Para a região Nordeste, por exemplo, a previsão indica predomínio de chuvas acima da média, principalmente nas partes central e norte. Em algumas localidades do sul da Bahia, as chuvas poderão ficar mais próximas da média ou ligeiramente abaixo. As temperaturas deverão permanecer próximas e abaixo da climatologia em toda a região.

O verão, período considerado importante para as atividades econômicas como a agropecuária e a geração de energia, seguirá até às 12h33 do dia 20 de março de 2022, quando inicia o outono.  

Postar um comentário

0 Comentários