Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Horto Dois Irmãos reabre ao público a partir desta quarta

13 de outubro de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: O Parque Estadual de Dois Irmãos, localizado no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Recife, reabre, nesta quarta-feira (13), após aproximadamente um ano e meio fechado devido à pandemia do novo coronavírus.

Considerado um dos principais espaços ambientais de Pernambuco e um importante centro de conservação da natureza do País, o espaço possui cerca de 1.158 hectares de área, sendo um dos maiores fragmentos urbanos de Mata Atlântica do Estado.
A reabertura ocorre, também, em um momento em que o conceito de zoológico passa por uma importante transformação social. Como explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, esses espaços não devem ser vistos pelo público como um local para a simples observação dos animais, mas, sim, como um local voltado para a sua preservação.


“Essa mudança dialoga com a principal vocação desses equipamentos, e a gente está muito sintonizado com essa tendência. Um zoológico, por natureza, não é um espaço para exposição de animais. É preciso ter clareza que qualquer um dos animais que estão ali tem uma história de que ou ele nasceu em cativeiro e não pode voltar à vida natural ou ele foi vítima de tráfico e ficou muito tempo preso e aí não tem como voltar também. Então, ele é abrigado em instituições como o nosso jardim zoológico.”

Nesse sentido, aliás, os recintos que recebem os animais também estão sendo reestruturados para as suas necessidades (veja no infográfico). “É importante as pessoas perceberem que esse tipo de recinto não é um padrão, é um lugar adaptado para chegada dos animais.

Há dois anos, a gente começou a dialogar sobre aquela vocação do jardim zoológico, que é a preservação das espécies, a realização de pesquisas científicas sobre hábitos animais e a educação ambiental”, frisou Bertotti.

Reabertura gradual
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, o parque abriga, hoje, cerca de 400 animais de 90 espécies.
O espaço reabre de forma gradual, com protocolos devido à pandemia do novo coronavírus, e funcionará de quarta a domingo, das 9h às 15h, exceto feriados. Os ingressos custam R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada).

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados