Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Recife faz mutirão contra arboviroses na Estância e no Jordão neste fim de semana

4 de setembro de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Agentes municipais visitarão imóveis e áreas consideradas pontos estratégicos

Nestes sábado (4) e domingo (5), das 8h às 13h, a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife levará o mutirão contra o mosquito Aedes aegypti aos bairros da Estância, na Zona Oeste, e do Jordão, Zona Sul da cidade. 

Durante os dois dias, 42 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces) deverão visitar cerca de dois mil imóveis, entre domicílios e pontos estratégicos dos dois bairros. 

No bairro da Estância, serão visitados 500 imóveis em cada dia, e o mutirão contará com a parceria de promotores da campanha ‘Bora Se Cuidar’, que acompanharão os agentes de combate às endemias para abordagens educativas com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças.

No Jordão, os Asaces também visitarão cerca de 500 residências por dia, além 13 pontos estratégicos. Durante as inspeções nos bairros, os profissionais vão verificar a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Também será feita a eliminação mecânica dos focos e a aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.

Os Asaces ainda visitarão locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, que são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade.

Nesses locais, eles farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.

As áreas escolhidas para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.

De janeiro até agora, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias da Prefeitura do Recife visitaram mais de 1,4 milhão de imóveis da capital e cerca de 11 mil pontos estratégicos de monitoramento.

Bora Se Cuidar                                                                                              A plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito, disponível no site Conecta Recife (conectarecife.recife.pe.gov.br) ou app Conecta Recife, permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente para vistoriar áreas com possíveis focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika. 

Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado em junho.  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados