Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Novo calendário de abastecimento de água beneficia 115 mil moradores de São Lourenço da Mata

17 de setembro de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Aumento de nível de barragem e ajustes operacionais permitem a mudança

Entra em vigor na próxima segunda-feira (20), o novo regime de abastecimento de água de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o rodízio será reduzido dos atuais um dia com água e oito sem para um dia com água e cinco sem. A medida irá beneficiar 115 mil moradores da cidade.

Segundo a Compesa, a mudança é resultado do aumento de nível da Barragem Várzea do Una e de ajustes operacionais promovidos nas redes de abastecimento.

"O volume da barragem hoje é de 57%, um cenário muito diferente do primeiro semestre. Em abril, Várzea do Una registrava 18% do seu volume total de acumulação, e, no início do ano, a situação era de pré-colapso em consequência de um longo período de estiagem na RMR. Porém, tivemos um inverno intenso esse ano. Além disso, centramos esforços em ações de melhorias operacionais que estão permitindo a ampliação da oferta de água para a população”, destaca a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Em abril,  a Compesa havia promovido a redução do rodízio para a cidade, saindo de um dia com água e dez dias sem para um dia com água e oito dias sem, esquema válido até domingo (19).                                                “Agora, cinco meses depois, estamos aumentando em mais 80 litros por segundo o volume de água captada, totalizando 330 litros por segundo. Esse montante permitirá este novo anúncio de redução do rodízio”, detalha a gestora.

Intervenções
Entre as intervenções promovidas pela Compesa no Sistema Várzea do Una para melhoria das operações, destacam-se a reativação do abastecimento para o Alto Santo Antônio, intervenções na Estação Elevatória de Água de Tiúma, beneficiando a parte alta do bairro Rosina Labanca, além de outras melhorias para os bairros Vila do Reinado, Penedo e Paulo Afonso.

“Dessa forma, garantimos que a redução em três dias no atual calendário alcançará de fato todo o município”, conclui Manuela Marinho.  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados