Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

'Mutirão Alerta Celular: Seu Aparelho de Volta' devolve aos donos aparelhos roubados

2 de setembro de 2021

/ by visao surubim

Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Pelo menos 489 celulares subtraídos de seus donos foram devolvidos nesta quarta-feira (1º)

Com os primeiros celulares entregues nesta quarta-feira (1º), começou a ser entregue no Recife, a entrega aos proprietários de pelo menos 489 celulares roubados. O início do quarto 'Mutirão Alerta Celular: Seu Aparelho de Volta' ocorreu na Sede Operacional da Polícia Civil, centro do Recife.                                                                                                            Os demais telefones podem ser procurados nas delegacias seccionais e circunscricionais da capital e da Região Metropolitana do Recife (RMR) - os proprietários são avisados do endereço pela polícia.

O programa Alerta Celular, criado em 2017 para reduzir roubos de aparelhos celulares, já possibilitou a devolução de mais de 37,5 mil telefones móveis cadastrados e reduziu em 46% a incidência de furto, roubo ou extravio.

O sistema do Alerta Celular pode ser acessado pelo site da Secretaria de Defesa Social (SDS). 

“Acompanhamos as estatísticas e verificamos que o celular é o bem mais furtado do cidadão e com uma ação que tem trazido tantos resultados positivos, precisamos reconhecer o trabalho da polícia civil e militar. Queremos reforçar o cadastro no sistema, assim como temos estimulado nossa polícia a proceder com a consulta no caso da constatação dos furtos ou roubos”, declarou o coronel Alexandre Tavares, representante do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco.

“O programa é vitorioso desde sua concepção, um modelo de ação que enaltece o trabalho da polícia e traz também esperança ao cidadão, porque funciona, além de reduzir esse tipo de crime”, ressaltou o delegado Neremias Falcão, chefe da Polícia Civil do Estado.

Italo Henrique, 23 anos, morador do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife,, teve o celular roubado em uma parada de ônibus em 2019. Surpreso, ele foi um dos que recebeu de volta o aparelho telefônico nesta quarta-feira (1) na sede da Polícia Civil.

“Já não tinha mais esperança porque já fazia tanto tempo, mas recebi a ligação da polícia para comparecer e pegar de volta meu telefone. E me surpreendi ainda mais porque ele estava em ótimo estado de conservação. É um programa que funciona de fato”                                       Jovem recebe, com o serviço Alerta Celular, o telefone roubado de volta - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco


Cadastro
Pouco mais de 570 mil celulares estão cadastrados no sistema do Alerta Celular. Para efetuar o cadastro, é preciso inserir o IMEI do aparelho - composto por 15 dígitos que constam no aparelho, na nota fiscal de compra ou digitando no celular *#06#.

“Parece muito, mas ainda é pouco, pois representa apenas 6% dos aparelhos celulares de Pernambuco. É importante que as pessoas confiem no programa e cadastrem seus telefones”, destacou o tenente-coronel Jonas Moreno, gerente do programa.

Em caso de roubo ou furto do aparelho, a recuperação pode ser facilitada com o preenchimento dos dados no formulário  (Boletim de Ocorrência) que também consta no site da SDS.

O usuário que tiver dúvidas pode recorrer ao serviço do SAC Alerta Celular, canal que atende por meio do WhatsApp através do número 81 9.8494-3219, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Operação Verão 
A SDS tem feito divulgação do Alerta Celular em locais específicos do Recife e em praias do Litoral Sul, entre elas Porto de Galinhas.

No Recife, o Marco Zero, no Bairro do Recif,e é outro ponto que recebe estandes da ação, que também atua em festas e feriados prolongados em cidades do Agreste do Estado, a exemplo de Gravatá.

Feiras livres e locais tidos como de grande incidência de roubos de celulares também são espaços de atuação da SDS com o programa.

Premiação 
Na ocasião do 4º Mutirão Alerta Celular foi entregue premiação (placas comemorativas) a representantes das polícias Civil e Militar que mais se destacaram no primeiro semestre de 2021 na ação e que registraram o maior número de aparelhos apreendidos.

As delegacias de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, e de Salgueiro, Sertão do Estado, foram contempladas. Já pela Polícia Militar, o 16º Batalhão, no bairro de São José, e o Batalhão de Choque, na Madalena, foram os destaques.  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados