Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Alunos do CIn-UFPE conquistam primeiro lugar em competição global

18 de setembro de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br: Evento aconteceu no início de setembro

Alunos do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistaram o primeiro lugar em um desafio proposto pela Unicef e o British Council. Eles participaram de um hackathon de dois dias que buscava soluções para o tema “Educação e Integração de Refugiados e Crianças em Busca de Asilo”, no início de setembro.                                    A equipe do Recife representava o CITi, empresa júnior de tecnologia criada na universidade. A equipe era composta por Juliana Serafim, Brenda Bezerra, Jonas Silva, Arthur Brito e Sofia Melo, que se concentraram, principalmente, em soluções para adolescentes refugiados que chegam até um certo nível escolar sem uma base linguística adequada para acompanharem o conteúdo educacional no país novo, dificultando a inserção ideal deles na sociedade e no mercado de trabalho.                                                                                                          

A solução desenvolvida pelo grupo foi a criação de um programa de acompanhamento conduzido por universitários voluntários e um mediador virtual (um aplicativo) para adolescentes deste perfil nas escolas. O app funcionaria tanto online quanto offline, para fornecer suporte linguístico e cultural regular.

Já os voluntários se baseariam nas necessidades dos adolescentes, expostas através de dados da plataforma, para executar ações educacionais direcionadas, minimizando as barreiras adaptativas dos jovens no novo lar.  

Entre os prêmios conquistados pela equipe, os integrantes ganharam horas de mentoria, treinamentos, ingressos para próximos eventos para continuarem desenvolvendo sua ideia.     

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados