Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Recife confirma primeira morte por dengue em 2021

18 de agosto de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Com casos de arboviroses em alta, o Recife confirmou a sua primeira morte por dengue no ano.

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), a vítima foi um homem de 76 anos que residia no bairro de San Martin, Zona Oeste da cidade. Ele apresentou sintomas como febre, dor no corpo, manchas na pele e inchaço.

No dia 21 de maio, a vítima deu entrada em um hospital do Governo do Estado. A morte do paciente aconteceu no dia 27 de maio e foi confirmada por meio de critério clínico-epidemiológico, após análise do Comitê Municipal de Investigação dos Óbitos por Arboviroses. A Prefeitura do Recife confirmou o óbito no boletim epidemiológico da semana 28.

Ainda de acordo com a Sesau, até o momento, foram notificados 10 óbitos suspeitos, dos quais um foi confirmado e dois foram descartados, todos pelo critério clínico epidemiológico. Os demais seguem em investigação. No mesmo período do ano passado, foram notificados cinco óbitos suspeitos, sendo quatro descartados por critério clínico epidemiológico e um descartado por critério clínico laboratorial. 

Segundo o boletim epidemiológico da semana epidemiológica 30, foram notificados 16.516 casos suspeitos de arboviroses até a Semana Epidemiológica 30, sendo 6.561 casos de dengue, 9.673 de chikungunya e 282 de zika. Do total, foram confirmados 3.007 casos de dengue e 7.393 casos de chikungunya. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve aumento de aproximadamente 360% dos casos notificados e de 435% dos casos confirmados de arboviroses.

O levantamento aponta que há uma concentração de mais de 40% dos casos prováveis de arboviroses nos distritos sanitários II e IV, mas os bairros Campina do Barreto (II), Bomba do Hemetério (II), Ibura (VIII), Santana (III) e Porto da Madeira (II), apresentaram uma taxa de detecção de casos prováveis de arboviroses superior a 100,1 casos por 10.000 habitante nas últimas oito semanas.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados