Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Estados retomam festas, jogos com público e shows para 700 pessoas

7 de agosto de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: As aberturas acontecem em meio a alta de casos da Covid-19 pela variante delta

Mesmo com a circulação da variante delta e as mortes pelo país, prefeitos e governadores decidiram liberar grandes eventos como Réveillon, jogos de futebol com público e festas com centenas de pessoas, diante do avanço da vacinação e a queda nas internações em UTIs para Covid-19.    Para isso, suspenderam toques de recolher e passaram a exigir teste negativo para a doença ou comprovante de imunização para a entrada em eventos que, segundo alguns governos, servem como testes.


A reabertura de atividades acontece num momento em que a média móvel diária de mortes pela Covid-19 baixou de mil pela primeira vez desde janeiro, mas ao mesmo tempo em que a variante delta — mais contagiosa e que provocou alta de casos em outros países- gera preocupação de especialistas por ter começado a se espalhar no país.

Na Bahia, o toque de recolher foi extinto nesta sexta (6), quando também foram autorizadas atividades com até 300 pessoas (casamentos, formaturas), mas continuam proibidas festas, shows e eventos esportivos com público.

Em Salvador, ainda sem data, a prefeitura pretende se reunir com representantes dos setores de eventos para avaliar a possibilidade de realizar um teste com 500 pessoas no Centro de Convenções, como preparativo para o Réveillon e para o Carnaval de 2022.

O decreto do governo estadual determina, ainda, que nos municípios em que a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 se mantenha, por cinco dias consecutivos, superior a 60%, eventos e atividades estarão limitados a um público de até cem pessoas.                                                  No estado, espaços culturais devem funcionar com capacidade reduzida a 50%, enquanto a lotação comércios, bancos e mercados deve ser regulada pelos municípios, assim como as atividades letivas.


O Paraná segue com regras mais brandas de combate à pandemia desde 31 de julho, mas nem tudo está liberado. O toque de recolher permanece com horário reduzido, entre 0h e 5h. Eventos maiores estão permitidos, desde que o público apresente teste negativo ou comprovante de imunização. Ainda não está liberado público em estádios.

Em Ponta Grossa, a 120 km de Curitiba, está marcado para este sábado (7) um show da dupla Gian & Giovani, com cerca de 700 pessoas, num espaço com capacidade para 3.000. O evento-teste teve autorização da prefeitura.
Curitiba está sob a bandeira amarela, com restrições amenas sobre a pandemia. A circulação em locais públicos permanece restrita entre 23h e 5h, mas bares e restaurantes podem operar todos os dias com restrições de horário.

Permanecem fechadas na capital as casas noturnas, de shows e tabacarias. Também seguem suspensos eventos esportivos com público e reuniões com mais de 50 pessoas.

Em Minas Gerais, estão autorizadas pelo governo do estado partidas de futebol com público apenas nas regiões na onda verde do programa Minas Consciente, que estabelece regras para o combate ao vírus. Das 14 regiões do estado, nove estão nessa condição. Porém, as prefeituras não são obrigadas a aderir ao programa.

Belo Horizonte não participa do programa, e autorizou no último dia 29 o retorno parcial do público aos estádios. Desde então foram disputadas em um dos estádios da cidade, o Mineirão, as partidas das séries A e B do Campeonato Brasileiro. Nenhuma, porém, com público, apesar da autorização.

As partidas podem ocorrer com 30% da capacidade do estádio e com apresentação de teste negativo para Covid-19. Questionadas, as assessorias dos times não responderam porque os clubes abriram mão da presença parcial de público.

O estado deu aval para realização de festas e shows com público superior a 600 pessoas a partir do dia 15 para regiões nas ondas amarela e vermelha. Deverá ser apresentada documentação que comprove vacinação completa contra Covid-19 para acesso.

Para regiões que estão na onda verde os eventos com mais de 600 pessoas já estão autorizados sob os seguintes critérios: aferição de temperatura na entrada e proibição de acesso em caso de registro superior a 37,5°C e comunicação sobre regras de prevenção à doença.

Em Belo Horizonte, a prefeitura autorizou também no dia 29 de julho a volta de shows para até 800 pessoas em plateia com assentos fixos sem venda de bebida e alimentos. Quando houver comercialização de ambos, o limite de público cai para até 600 pessoas.

Dentro da reabertura, uma das mais tradicionais casas de show da cidade, o Palácio das Artes, marcou para o próximo sábado (14) apresentação da Orquestra Mineira de Rock.

A reabertura gradual da capital mineira alcança também bares e restaurantes, que desde o dia 29 podem funcionar de 11h às 23h. Antes o fechamento deveria ocorrer às 22h.

No Rio Grande do Sul, foi aprovada a realização da 36ª edição do Natal-Luz em Gramado, data que atrai turistas à Serra Gaúcha, com cumprimento de protocolos sanitários obrigatórios e ampliação da fiscalização e controle das medidas. O estado salienta, porém, que, em caso de mudança do quadro de risco, pode haver alterações nos protocolos.

Uma produtora de Porto Alegre organizou um evento-teste com cerca de 600 pessoas, incluindo público e trabalhadores, no fim de julho. Todos foram testados antes da festa e aqueles que tiveram teste positivo foram afastadas, de acordo com os organizadores.

Segundo a prefeitura, na testagem realizada após o evento, de 156 pessoas, duas tiveram teste positivo para o vírus.

Na avaliação do diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, o resultado reforçou o plano de retomada de grandes eventos apresentado pela prefeitura ao estado na metade do mês. O plano ainda está em análise pelo governo estadual.

Em Porto Alegre, cinemas, teatros e similares podem funcionar com público sentado, com distanciamento e número de pessoas observando protocolos definidos pelo estado -com até 300 pessoas, entre público e trabalhadores, não é necessária autorização.

Já em bares, restaurantes e outros estabelecimentos do tipo, é proibida a abertura de pistas de dança ou similares e o consumo de alimentos e bebidas em pé. Os grupos podem ter no máximo seis pessoas, com distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas, além de outras medidas.

No Amazonas, todas as atividades, com exceção das boates e casas de shows, estão liberadas para funcionar com restrições, como ocupação máxima de 50% da capacidade e limite de horários. A circulação de pessoas está restrita da 1h às 5h.

Outra prática vetada pelo decreto, mas ainda não cumprida por todos, é a visita a comunidades ribeirinhas por turistas. Nas igrejas, a presença de pessoas em pé segue proibida e a lotação máxima deve ser de 30% da capacidade dos espaços. Nos estádios de futebol, ainda é vetado o público.       

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados