Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Integração temporal no TI Camaragibe começa neste sábado (31)

30 de julho de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Para ter acesso aos ônibus no TI, os usuários deverão usar exclusivamente o cartão VEM

O Terminal Integrado Camaragibe começa a operar com integração temporal, neste sábado (31). Com a mudança, passageiros terão acesso a qualquer uma das 21 linhas de ônibus e à Estação do Metrô pagando apenas uma tarifa por sentido de viagem em um intervalo de duas horas.    Para ter acesso aos ônibus no TI, os usuários deverão usar exclusivamente o cartão VEM. O terminal será o 18º a adotar o esquema, que começaria a valer no último sábado (24), mas precisou ser adiado por problemas nos validadores.

De acordo com o Grande Recife Consórcio, a integração temporal possibilita a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, auxiliando o planejamento das linhas.

No caso do TI Camaragibe, destaca o consórcio, o transbordo ocorrerá entre as linhas de ônibus e o metrô, possibilitando a troca de modal sem o pagamento de uma nova tarifa. O passageiro deve entrar no ônibus pela porta da frente, passar o cartão VEM no validador do coletivo e girar a catraca ou passar o cartão no validador da Estação de Metrô para girar a catraca, antes do intervalo de duas horas.

A integração temporal só ocorre com o cartão VEM em qualquer uma de suas modalidades (Comum, Estudante, Trabalhador, Passe Livre, Livre Acesso ou Idoso). Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal.

Nas estações e TIs habilitados com o sistema, o passageiro deve ficar atento ao visor do validador que mostra a mensagem “Integração Temporal” para indicar que não está sendo descontada uma nova tarifa do cartão VEM.

A mensagem apenas não aparece nos cartões VEM Livre Acesso e Idoso porque são uma gratuidade concedida pelo Governo do Estado.

Cartões VEM do tipo Comum estão sendo distribuídos gratuitamente, mediante cadastro, no próprio TI Camaragibe. Para adquirir um, o usuário deve procurar a equipe no terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe.

Após o cadastro, o usuário recebe o cartão gratuitamente. A carga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no mesmo momento do cadastro sem o pagamento de taxa, desde que o carregamento seja realizado nas máquinas de POS.

Com a inclusão do TI Camaragibe, dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, 18 passam a funcionar no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce e Camaragibe.

Desconto indevido
No caso de eventual desconto de uma segunda tarifa antes do intervalo de duas horas, o usuário tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado. Neste caso, a orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone (81) 3125.7858.

É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM ou CPF para checagem dos dados. Sendo confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (81 9.9488.3999), exclusivo para reclamações.   

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados