Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Com 25ºC, Recife registra menor temperatura máxima do ano

20 de julho de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.folhape.com.br/noticias: Apesar da sensação de frio relatada pelos recifenses, Apac diz que temperaturas oscilam dentro da faixa da média histórica

O Recife registrou, no último sábado (17), a menor temperatura máxima do ano: 25ºC, o que representa o menor índice máximo que os termômetros da capital pernambucana alcançaram até aqui em 2021. 

Nos últimos dias, moradores da capital pernambucana comentam a sensação de frio e tem até quem brinca com a história do curta Recife Frio, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho.                        A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no entanto, explica que os números estão bem próximos da média histórica, em uma oscilação dentro desse intervalo.


“Como estamos no inverno, vemos uma queda na temperatura se for comparar com os meses anteriores. A temperatura está oscilando em torno da média, com alguns dias mais frios. Tem dias que registram 26,8, 26,9 e até 29 graus, depende da condição do dia”, explica a meteorologista da Apac, Vilurdes Lopes.



Os dados históricos da Apac indicam temperatura máxima média para julho de 27,7ºC - a mínima média é de 21,1ºC. “Tem dias que quando tem chuva e, principalmente, quando há dois, três dias consecutivos, como aconteceu de sexta para cá, a temperatura cai um pouco. No sábado, por exemplo, como passou o dia chovendo, fez 25 graus de máxima, abaixo praticamente três graus [da média]. A temperatura mínima fica um pouco mais baixa, porque temos noites com pouca nebulosidade”, acrescenta Vilurdes.

“Nos outros dias, a temperatura oscilou em torno da média, um pouquinho acima. A mesma coisa acontece com a mínima, mas quando se tem noites com céu com menos nebulosidade, a temperatura cai mais. A mínima, por exemplo, é de 21,1ºC, mas tem dias que registrou 20,8, 20ºC. A temperatura vai oscilando de acordo com a chuva”, completa a meteorologista.

De acordo com Vilurdes, a temperatura máxima costuma diminuir em dias bastante nublados ou quando há sequência de chuvas, isso porque as nuvens servem como bloqueadores da radiação. Com menos raios solares na superfície, o ar aquece menos e a temperatura cai.

A média de chuvas no Recife para julho está abaixo dos índices históricos. Nos primeiros 15 dias do mês, a capital pernambucana registrou o equivalente a 40% do que é esperado para o mês inteiro. Segundo a Apac, até 15 de julho deste ano, as estações mediram 150 milímetros de chuva - o mês tem média histórica de 385 milímetros. 

“Os primeiros dez dias de julho tiveram temperatura máxima acima da média. Nos últimos nove dias, estamos registrando 27, 26, 25ºC, como no sábado”, finaliza Vilurdes.

 

Veja a repercussão da sensação de frio no Recife nas redes sociais

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados