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Países privilegiam avaliações educacionais mesmo com pandemia, mostra levantamento internacional

12 de junho de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site Assessoria de Imprensa da Fundação Lemann Julia Rezende: O estudo com 23 países foi realizado pela organização Vozes da Educação, com apoio da Fundação Lemann

Em 2021, 17 dos 23 países analisados fizeram ou devem fazer suas avaliações nacionais em larga escala, demonstrando a importância da análise de dados para a tomada de decisões na área educacional                                                                                                          Manutenção das avaliações foi essencial para mensurar desafios e identificar defasagem de  aprendizagem  dos alunos.                                                                                                     Junho de 2021 - A pedido da Fundação Lemann, a organização Vozes da Educação realizou um levantamento internacional sobre a situação das avaliações educacionais              em 23 países do mundo, com o objetivo de qualificar o debate público e analisar como   outras nações se comportam em relação ao tema, diante de um cenário ainda de        pandemia. A análise mostrou que, mesmo com a pandemia, avaliar e ter informações             sobre a situação educacional dos estudantes continua a ser uma estratégia fundamental  dos países analisados para planejar, com base em evidências, a recuperação da         defasagem escolar causada pelo contexto da Covid-19.


Dos 23 países analisados, 17 já fizeram ou devem fazer suas avaliações nacionais                                            em larga escala em 2021. Dos seis países que ficaram de fora, apenas três                                        anunciaram  que não irão realizá-las; os outros três adaptaram a avaliação ou deixaram                                      a cargo dos estados a opção de participação. Em 2020, 11 dos 23 países que fizeram                                  parte   do levantamento realizaram avaliações nacionais em larga escala.

O estudo mostrou que a grande maioria dos países analisados tem priorizado as                                       avaliações, preocupada em obter informações sobre a situação do ensino remoto,                                      perdas de aprendizagem durante o tempo em que as escolas permaneceram fechadas                                         e identificar dificuldades em aprendizagens focais, para que, desta forma, possa                                     planejar  o trabalho pedagógico e as políticas públicas. A retomada, porém, é realizada                                   com  algumas adaptações, de escopo e formato, por causa do contexto de pandemia.                                           Foi possível observar, por exemplo, que muitas avaliações tiveram seus formatos                                          revistos, com alterações de escopo, tempo de duração das provas, cálculo da                                                  amostra ou mesmo com a substituição por outros instrumentos de avaliação                                                 (como fazer avaliação por questionário, ou trocar a somativa pela diagnóstica,                                                 entre outros), como foram os casos da Colômbia, Estados Unidos, Irlanda, Polônia                                               e Rússia.





"Estes aprendizados servem para que lideranças educacionais brasileiras se inspirem                                         e vejam como outros países se comportaram no contexto da pandemia. Vimos                                                       que a manutenção das avaliações foi essencial para que os países pudessem                                       compreender o tamanho de seus desafios, sobretudo na defasagem de                                             aprendizagem. Acreditamos que esse trabalho pode mostrar para as redes a                                        importância de se investir em avaliações educacionais, mesmo no contexto                                             emergencial que estamos vivendo", diz Carolina Campos, diretora-executiva do                                               Vozes da Educação.

Para Daniel de Bonis, diretor de políticas educacionais da Fundação Lemann, o                                          estudo mostrou a importância da avaliação, mesmo durante a pandemia. "O                                                  movimento majoritário é retomar as avaliações educacionais no mundo. Não                                                temos como dar conta dos prejuízos que a pandemia causou à educação sem                                                        uma visão do que está acontecendo com nossos estudantes", diz. "No Brasil,                                                    além do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), será importante apoiar                                            as escolas em atividades diagnósticas, que dêem retornos rápidos aos                                                    professores sobre o que precisa ser trabalhado com cada aluno", completou Bonis.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil                                          que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de                                      qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais                                            do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares,                                                  secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade.                                                        Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham                                          pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo                                              e avançado.

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Sobre a Vozes da Educação

O Vozes da Educação é uma consultoria técnica, formada por profissionais                                                       que acreditam no potencial transformador do chão da escola. Para nós, ouvir é tão                                               importante quanto falar.

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Mais informações:
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Julia Rezende - julia.rezende@analitica.inf.br (11) 99684-5604         

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