Header Ads Widget

header ads

Senado aprova MP que estende a vigência Plano Nacional de Cultura

 Segundo o site https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil: O plano baliza o Sistema Nacional de Cultura

O Senado aprovou nesta quinta-feira (6) a Medida Provisória (MP) 1.012/2020, que prorroga a vigência do Plano Nacional de Cultura (PNC). O plano baliza o Sistema Nacional de Cultura e orienta a gestão do setor por estados e municípios. A MP foi aprovada na quarta (5) na Câmara e, com a aprovação pelos senadores, segue para sanção presidencial. O PNC foi criado em 2010 com duração de dez anos. Agora fica estendida até dezembro de 2022.

De acordo com o Ministério do Turismo, a prorrogação do prazo de vigência do PNC possibilitará a tramitação de um projeto de lei para alterar a natureza do Fundo Nacional de Cultura, transformando-o em um fundo especial. 

O texto aprovado nesta quinta também acrescenta um novo objetivo ao plano, prevendo o acompanhamento e a avaliação das atividades e políticas culturais em estados de calamidade pública nacional.

O PNC foi construído a partir da realização de fóruns, seminários, consultas públicas e conferências de cultura, iniciados em 2003, e posteriormente foi avaliado pelo Conselho Nacional de Política Cultural antes de ser transformado em lei em 2010. Sem a prorrogação do PNC, segundo o Ministério do Turismo, o Sistema Nacional de Cultura perderia sua principal norma balizadora, podendo prejudicar a gestão da cultura em todo território nacional.

Veja também!

>>> Tiroteio no Jacarezinho deixa feridos dentro do metrô do Rio

>>> Butantan envia mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao PNI

>>> Suspeito de estuprar três enteadas é preso em Alagoas

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Postar um comentário

0 Comentários