Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Pernambuco suspende vacinação de grávidas com AstraZeneca

14 de maio de 2021

/ by visao surubim
Segundo o site http://adrianoroberto.blog.br: Do G1 Pernambuco - A Secretaria de Saúde de Pernambuco suspendeu, nesta terça-feira (11), a aplicação da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas e puérperas, que são mulheres que deram à luz há até 45 dias. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou na noite da segunda-feira (10) a suspensão imediata da aplicação do imunizante em grávidas.
De manhã, a secretaria informou, em nota, que a vacinação desses grupos ficaria suspensa enquanto o estado "aguarda orientação oficial do Ministério da Saúde (MS) sobre o assunto".

À noite, o governo confirmou a suspensão da vacinação de gestantes e puérperas com a vacina da Astrazeneca. A secretaria disse, ainda, que haverá reunião extraordinária, na quarta (12), para debater e definir o processo de vacinação".

A superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Mel, afirmou que o estado também dependia de um pronunciamento oficial do Ministério da Saúde para saber se deve ser feita e como deve ser a aplicação de segunda dose das grávidas que já receberam a primeira dose de AstraZeneca.

Com a decisão, só podem ser aplicadas nas grávidas a Coronavac/Butantan e a Pfizer/Biontech. No entanto, a vacina da Pfizer é utilizada em apenas em três cidades pernambucanas: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes (veja detalhes mais abaixo).

Devido à escassez de doses, a CoronaVac/Butatan está sendo aplicada apenas como segunda dose em Pernambuco. Algumas cidades, como Paulista e Olinda, estão sem estoque do imunizante produzido pelo Instituto Butantan e suspenderam totalmente a aplicação dele.

A vacinação dos outros grupos prioritários com utilização da AstraZeneca, como os de pessoas com comorbidades, segue normalmente em Pernambuco.

Em Pernambuco, 6.158 gestantes e mulheres que tiveram bebês recentemente tomaram a primeira dose, até esta terça (11). O governo não informou a quantidade de cada vacina que foi aplicada nesses públicos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados