Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Maré atingirá pico às 17h, e Prefeitura do Recife pede que população evite circular pelas ruas

13 de maio de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://radiojornal.ne10.uol.com.br: A combinação de pico de maré alta e fortes chuvas potencializa os alagamentos na capital pernambucana

A Prefeitura do Recife emitiu um alerta, nesta quinta-feira (13), devido ao grande volume de chuvas que cai na capital pernambucana desde a madrugada. A cidade acumula 138mm de chuva e deve alcançar o pico de maré alta às 17h (2,2m), o que potencializa o risco de alagamento na cidade.                                                                                                                  Por conta disso, a prefeitura pede que a população "evite circular em ruas e avenidas neste horário".

No Recife, em 12 horas choveu 30% do esperado para todo o mês de maio.                            >> Fiquem em casa, tem muita água chegando, apela chefe da Defesa Civil do Recife

 

Veja o comunicado: 

Socorro

Diante do alerta de mais chuvas, fique atento ao contato da Defesa Civil dos municípios da Região Metropolitana do Recife:

  • Recife - 0800 081 3400
  • Olinda - 0800 281 2112
  • Jaboatão dos Guararapes - 0800 281 2099
  • Paulista - 153
  • Camaragibe - 2129.9564
  • São Lourenço da Mata - 3525.5813

A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco trabalha com as coordenadorias municipais de Defesa Civil e demais órgãos. Os contatos da Central de Operações da Codecipe são 199 e 3181-2490 e do Corpo de bombeiros é o 193.                                                                          

Proteção contra raios

Segundo cartilha do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 80% dos casos de mortes por raios podem ser evitados se as pessoas souberem como se proteger.

O que NÃO fazer durante uma tempestade:

  • Praticar atividades de agropecuária ao ar livre, circunstância que mais mata pessoas no Brasil
  • Ficar próximo a carros, tratores, andando em motos, bicicletas e ao lado de transportes em geral
  • Ficar em campo aberto, como em praias, campos de futebol ou embaixo de árvores e perto de cercas
  • Ficar perto de objetos que conduzem eletricidade (como telefone com o, ou celular conectado ao carregador) e objetos metálicos grandes
  • Ficar em um abrigo aberto, como uma sacada, varanda, toldo, deque, etc

Opção segura de abrigo:

  • Busque um veículo fechado como abrigo e que dentro dele com as portas e janelas fechadas, sem encostar-se à lataria e até a tempestade passar

Aumento do alerta de chuvas
No bairro de Casa Amarela, prédios mais altos ficaram cobertos pelas nuvens carregadas, nesta quinta-feira (13)
Felipe Ribeiro/ JC Imagem

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) aumentou, na manhã desta quinta-feira (13), o alerta de chuvas fortes para quatro regiões de Pernambuco. O aviso hidrometeorológico vale até a sexta-feira (14).

De acordo com a Apac, as chuvas devem se intensificar e têm potencial para ultrapassar 150 milímetros na Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Norte e Sul e o Arquipélago de Fernando de Noronha. O temporal pode se estender ainda para o Agreste de Pernambuco. 

A Apac informou também que o temporal que atinge o Estado nesta quinta ocorre pela atuação de um sistema meteorológico chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL). 


         

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados