Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Covid-19: Espanha prolonga obrigação de quarentena para viajantes de 12 países, entre eles o Brasil

18 de abril de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo: O governo espanhol prolongou neste sábado (17), até o início de maio, a norma que obriga todos os passageiros procedentes de 12 países, incluindo Brasil, Peru, Colômbia e nove países africanos, a cumprirem quarentena. A medida foi tomara para tentar conter as novas variantes do coronavírus.

Os viajantes que chegarem de Brasil, África do Sul, Botsuana, Ilhas Comores, Gana, Quênia, Moçambique, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, Peru e Colômbia, "com ou sem escalas intermediárias, deverão cumprir quarentena durante os dez dias seguintes a sua chegada, ou durante toda sua estada na Espanha, se esta for inferior a este prazo", conforme publicação no Diário Oficial do Estado (BOE, na sigla em espanhol) neste sábado. A quarentena poderá ser interrompida ao fim de sete dias, se a pessoa apresentar um teste PCR negativo para covid-19.

Durante a quarentena, as pessoas "deverão permanecer em seu domicílio, ou alojamento", e poderão sair apenas para comprar comida, medicamentos e produtos de primeira necessidade, para receber cuidados médicos, ou por "motivo de força maior", indica o BOE.                                O governo espanhol justifica sua decisão pela "preocupação sobre os efeitos das variantes brasileira e sul-africana", sua "maior transmissibilidade, o risco de reinfecções e uma possível diminuição da eficácia vacinal, por sua extensão para países próximos onde foram detectadas inicialmente". A medida estará em vigor pelo menos até 3 de maio.

Um dos países europeus mais afetados pela pandemia, com cerca de 77.000 mortos e mais de 3,4 milhões de casos, a Espanha, assim como outros países, tenta controlar as chegadas de passageiros procedentes da África do Sul e do Brasil, salvo para os cidadãos espanhóis e os residentes estrangeiros na Espanha, ou em Andorra.

Itália prepara reabertura

Enquanto as autoridades espanholas preferem manter o país fechado, a Itália anunciou, também neste sábado, que vai começar uma reabertura gradual de restaurantes e escolas a partir de segunda-feira 26 de abril. O futuro do país pode ser visto com um "prudente otimismo", afirmou o chefe de governo, Mario Draghi, em coletiva de imprensa na qual admitiu que toma "um risco calculado" ao decidir as reaberturas para reativar a economia e a vida social.

Mas "a prioridade será dada às atividades ao ar livre", afirmou Draghi, sem citar explicitamente se as cafeterias e restaurantes com áreas externas serão autorizados. O projeto de abertura progressiva se baseia em dois pilares: a manutenção de todas as medidas sanitárias, como o distanciamento social e uso de máscara, e o impulso da campanha de vacinação. 

A Itália, o primeiro país da Europa afetado pela pandemia de coronavírus em fevereiro de 2020, registrou até agora mais de 115.000 mortes.

(Com informações da AFP)  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados