Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Prefeitura de SP anuncia feriado de 10 dias e ativa 'hospitais de catástrofe' contra Covid-19

21 de março de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://oglobo.globo.com: SÃO PAULO — Após a morte do primeiro paciente que não conseguiu atendimento de UTI na cidade de São Paulo, o prefeito da capital paulista, Bruno Covas, anunciou nesta quinta-feira (18) uma série de medidas para tentar reduzir a circulação do coronavírus na cidade.

São Paulo terá um feriado prolongado que irá durar do próximo dia 26 até o dia 4 de abril, receberá dois novos hospitais e mudará os horários do rodízio dos veículos. Segundo a Prefeitura, no momento, há 475 pessoas aguardando uma vaga de UTI na cidade.

O recesso de dez dias será realizado com a antecipação de cinco feriados: dois deste ano (Corpus Christi e Dia da Consciência Negra) e três do ano que vem(o aniversário da cidade, Corpus Christi e Consciência Negra). No ano passado, a Prefeitura já adotou medida similar para conter o avanço do coronavírus. Nos últimos dias, a cidade ultrapassou 90% de ocupação dos leitos de UTI.                  Entenda:  Em três recordes, veja por que o Brasil virou epicentro global da Covid-19

— É para forçar a cidade de São Paulo a parar. A cidade que nunca parou precisa parar para que a gente não tenha mais casos como esse de pessoas que não conseguem ser atendidas — afirmou o prefeito.

O prefeito fez um pedido para que as pessoas obedeçam a antecipação do feriado e permaneçam em casa, sem utilizar os dias de recesso para viajar para o litoral do estado.

— A Prefeitura teme que as pessoas não entendam que não é momento de confraternização. Com feriado e sem feriado, elas podem desrespeitar essas regras, seja indo numa festa clandestina, seja lotando as praias. É preciso que as pessoas entendam que é um momento de doação, de apertar um pouco mais a nossa vontade de confraternizar para poder pensar num bem coletivo — afirmou Covas.

Leia mais: Estados e municípios temem falta de oxigênio e alertam Ministério da Saúde                                                                                                                                

Novos hospitais

Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a cidade vive o pior momento da pandemia, com a maior pressão já vista sobre o sistema de saúde. Mesmo a maioria dos novos leitos criados nas últimas semanas.              Com isso, a Prefeitura decidiu ativar dois "hospitais-catástrofe", focados apenas no atendimento de pacientes com Covid-19. Além dos dois, o Hospital Storopoli, na Vila Maria, também será transformado inteiramente em Covid.

Covid-19:  Em novo recorde, Brasil ultrapassa pela primeira vez média de 2 mil mortes diárias em uma semana

— O município tem dois hospitais de catástrofe. Um desses hospitais é o Hospital do Jabaquara, que nas próximas 24 horas se transformará em hospital Covid com 360 leitos. Esses hospitais-catástrofe têm condição de instalação de leitos com oxigênio tanto para baixa e média complexidade, como de UTI. O hospital de Itaquera é  o segundo hospital de catástrofe na cidade. Ali vamos implantar 180 leitos, 130 de UTI e 50 de enfermaria. Já anunciamos a transferência dos pacientes não-covid do hospital de Itaquera para que possamos fazer essa mudança. Devemos transferir toda a área de maternidade para um outro hospital público nosso na região — afirmou.

Mudanças no rodízio

O prefeito também anunciou que vai mudar o horário do rodízio de veículos a partir de segunda-feira (22). Hoje, os carros não pode circular nos horários de pico do iníicio da manhã e do fim da tarde. A partir de segunda, a proibição valerá no mesmo horário do toque de recolher: das  das 20h às 5h.                        — Mudar o rodízio de São Paulo é para somar esforços e evitar a circulação de pessoas no período noturno —, disse Covas.

Com o novo horário do rodízio, além de evitar a circulação de pessoas à noite, a prefeitura incentiva o transporte individual no horário comercial, o que pode tirar algumas pessoas do transporte público.      

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados