Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Meteoro de alta magnitude registrado no céu do RS é visto por moradores do Vale do Taquari

9 de janeiro de 2021

/ by visao surubim

 Segundo o site https://independente.com.br: Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, tem registros da passagem.

O Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou a passagem do primeiro meteoro de alta magnitude no céu do Rio Grande do Sul, na noite de sexta-feira (8). O fenômeno, que aconteceu às 20h29, pôde ser visto em cidades da Região Metropolitana, Litoral Norte, e regiões Centro e Norte do estado. O fenômeno teve duração de sete segundos e pôde ser visto por muitas pessoas. “Foi um Fireball. Entrou na atmosfera a uma altitude de 80 km e foi extinto há 42 Km de altitude. No ano passado foram registrados apenas sete desta magnitude ou mais.”

Relatos na região

Nas redes socais e WhatsApp do estúdio do Grupo Independente, moradores de Lajeado, Forquetinha, Capitão, Arroio do Meio e outros municípios da região, relataram ter visto o fenômeno e ouviram o estrondo. Assim também, vários locais do Estado.

“Eu e meu marido também ouvimos um estrondo. No momento até falamos que barulho foi esse?”, comentou na rede social a ouvinte, Ângela Wilsmann, de Palmas Arroio do Meio.

“Eu vi e ouvi o estrondo em seguida”, escreveu Jandir Gall, de Forquetinha.

Curiosidade

Quando chegou em casa do trabalho na noite sexta-feira (08), no bairro Universitário, a auxiliar de higienização do laboratório da Univates, Patrícia Vargas Rasche, logo foi avisada pelo esposo Pedro Alexandre Garcia e pela filha Gabriela, sobre o fenômeno que viram no céu. Eles relataram ter visto uma espécie de bola de fogo com uma cauda que se desfez no ar; além de ouvirem um estrondo. “Eles estavam me esperando quando viram o clarão, e assim que cheguei, já comentaram. Ficamos curiosos para saber o que poderia ser”, conta.

Fonte: G1/RC


Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados