Blog Visão Surubim
Tecnologia do Blogger.

Mega Menu

  • Home
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Crise da água da Cedae: Mal cheiro, presença de geosmina e tratamento

30 de janeiro de 2021

/ by visao surubim
Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar com o Pinterest Enviar por e-mail

 Segundo o site https://odia.ig.com.br: Problema voltou para o Rio de Janeiro após um ano

Rio - Após um ano do problema que afetou a maioria dos cariocas, a geosmina está de volta no Rio de Janeiro. No dia 21 de janeiro, moradores de diversos bairros do Rio e da Baixada Fluminense voltaram a reclamar da qualidade da água oferecida pela Cedae. Eles relataram mal cheiro, gosto ruim e coloração escura.

No dia 22 de janeiro, a Cedae informou que havia uma alteração na qualidade da água e que coletou amostras para análises e que os resultados completos dos testes. Além disso, destacou ter adotado medidas para reduzir o problema, como a aplicação de argila ionicamente modificada no trecho da Bacia do Guandu onde é feita a a captação para sua estação de tratamento. O produto reduziria a concentração de poluentes naquele ponto.                                                                            Já no dia 28 do mesmo mês, o resultado da análise feita na água constatou a presença de geosmina na Estação Guandu, responsável por abastecer a Região Metropolitana. Segundo o presidente da Cedae, Edes Fernandes de Oliveira, o laudo mostrou que houve uma alta repentina do composto químico a partir do dia 9 de janeiro.
Ainda de acordo com Edes, a concentração de geosmina neste ano foi de 0,02 microgramas por litro, o que configura uma taxa 100 vezes menor do que no começo de 2020. Para resolver o transtorno da presença desse composto químico na distribuição, está sendo utilizado carvão ativado.                                                          Após o resultado, a Cedae disse que a água distribuída no Rio de Janeiro se encontrada dentro dos padrões de "potabilidade e consumo". Além disso, ressaltou que os traços de geosmina/Mib eram em níveis muito baixos, o que explica as alterações de gosto e odor. 
Há um ano população sofria água turva da Cedae                                              Há um ano a população sofria com o abastecimento de água turva pela Cedae. À época, consumidores deixavam as prateleiras vazias nos supermercados por conta da qualidade da água nas torneiras, que nem mesmo os filtros davam conta de tirar o gosto ruim e o mau cheiro. A explicação, na ocasião, foi que a mudança na coloração, sabor e cheiro havia sido provocada pela geosmina, um composto orgânico. 
O laudo técnico do estudo afirmou que a "alta abundância de bactérias de origem fecal e bactérias degradadoras de compostos aromáticos sugerem contaminação por esgoto doméstico e industrial".                                                                                          Também foram identificadas bactérias entéricas de diversos gêneros que seriam indicadores da contaminação por fezes humanas. O documento chama a atenção que a presença de micro-organismos "potencialmente patogênicos e tóxicos na água bruta e no manancial é um alerta para a necessidade de monitoramento dessas águas".         
Postagem mais recente Next Story Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário

Postar um comentário

Assinar: Postar comentários (Atom)

Vereadora Ana Maria

Vereadora Ana Maria
Em Apoio ao Blog

Presidente Bomba

Presidente Bomba

Ivete Presidente do Sindicato

Ivete Presidente do Sindicato

Vereador Nailton do Juca

Vereador Nailton do Juca

ODONTOLOGICO: PAULO PACHECO

ODONTOLOGICO: PAULO PACHECO
Ao lado da praça Frei Damião- Cabaceira de Surubim

Ely Contábil - (81) 999859604

Ely Contábil - (81) 999859604

O site mais completo

O site mais completo
Noticias em Geral Fone: (81)9950945-64 www.visaosurubim.com.br

Pesquisar este blog

  • 202649
  • 2025601
  • 20241342
  • 20231888
  • 20222099
  • 20211961
  • 20202683
  • 20192709
  • 20182248
  • 20172501
  • 20161651

SNS PROVEDOR

SNS PROVEDOR
FONE: (81)99631-3163:

Marcadores

  • Destaques 700

Câmara Municipal de Surubim

Câmara Municipal de Surubim
Câmara Municipal de Surubim

Restaurante Cariri

Restaurante Cariri
Fone: 9.9942-9609- 9.9782-8914

Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
O Blog mais completo de toda Região

CCAA- Inglês e Espanhol

CCAA- Inglês e Espanhol

Blog Santa Cruz Mais

Blog Santa Cruz Mais
Don't Miss

Acesso Restrito

  • Entrar
  • Sair
  • © Todos os direitos reservados
    Criado por Ultra Já - Soluções Inteligentes