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Entidades manifestam preocupação com a manutenção do serviço de transporte público e se unem na busca de uma solução para o setor

 Segundo o site ASSESSORIA NTU  FSB Comunicação Socorro Ramalho: Entidades receberam o veto presidencial com indignação, perplexidade e insatisfação com a profunda insensibilidade para com a situação do transporte de milhões de brasileiros

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Associação Nacional   de Transportes Públicos (ANTP), UITP América Latina, a Frente Nacional de Prefeitos  (FNP) e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana repudiam            a decisão presidencial de vetar o Projeto de Lei 3364/2020, que destina R﹩ 4 bilhões a estados e municípios para a recuperação do transporte público frente aos impactos da  Covid-19. A falta de recursos afetará milhões de brasileiros que só têm o transporte           público como meio de deslocamento - os serviços de transporte coletivo por ônibus           urbano atendiam, antes da pandemia, cerca de 40 milhões de pessoas diariamente,                 e os serviços metroferroviários, mais 12 milhões.


A intensa negociação desse projeto emergencial, envolvendo União, parlamentares,                                      estados e municípios se arrastou por oito meses. Desde junho deste ano, as                                           entidades vinham se reunindo com as equipes ministeriais, levando todas as                                            informações sobre o desequilíbrio econômico e financeiro do setor, decorrente                                                      da vertiginosa queda de demanda e da necessidade imperiosa de manutenção                                                    da oferta em níveis elevados para o atendimento das atividades essenciais e dos                                  protocolos de saúde em face da pandemia. Em junho de 2020, o déficit já era da                                          ordem de R﹩ 3,72 bilhões para o transporte por ônibus e de R﹩ 3,3 bilhões para o                                          transporte metroferroviário, e continuou crescendo desde então.

O texto do Projeto de Lei aprovado pelo Congresso Nacional foi amplamente                                                discutido e construído de forma conjunta com os ministérios da Economia, do                                    Desenvolvimento Regional e da Infraestrutura, atendendo às contrapartidas                                           solicitadas pelas pastas para que atendessem aos anseios de todos os envolvidos.

O veto integral ao Projeto de Lei compromete a sustentabilidade dos sistemas de                                    transporte público em todo o país e coloca em risco milhares de empregos                                                    diretos e indiretos, além da arrecadação de tributos do próprio Estado. As empresas                                            de ônibus contemplam 405 mil empregos diretos e cerca de 1,2 milhão de                                                  empregos indiretos, enquanto as empresas metroferroviárias respondem por mais                                             42 mil empregos diretos e mais de 120 mil indiretos.

As entidades se ressentem da falta de medidas específicas para o tratamento da                                                crise econômica do transporte público brasileiro, embora ele seja qualificado                                                        na Constituição Federal como serviço essencial e um direito social,                                                                indispensável ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

Essa não é uma crise exclusiva dos operadores brasileiros. O sistema de                                              mobilidade urbana em todo o mundo foi duramente afetado e diversos países                                                        tomaram rápidas medidas em socorro ao transporte para garantir a mobilidade                                                      e a recuperação das economias locais. Vale lembrar que, por conta da                                                    pandemia, os padrões de oferta ainda serão maiores do que a demanda por                                                      um longo período, até que a população se sinta mais segura e a economia mais                                            forte, fatos que continuarão a produzir déficits cujo equacionamento tenderá a                                                    produzir redução na oferta de serviços, falências e desistências de operadores.

As entidades esperam que o Governo Federal reconsidere a decisão, apontando                                            uma solução para a situação crítica na qual o transporte coletivo se encontra,                                        especialmente no momento em que os casos de Covid-19 voltam a subir no                                                  Brasil, encontrando o setor fragilizado e incapacitado de garantir a continuidade                                              plena da prestação dos serviços no elevado nível de oferta exigido durante a                                          pandemia, segundo os rígidos protocolos indicados pelas autoridades sanitárias                                                   e poder público, necessários para garantir a saúde e a segurança de                                                       colaboradores e passageiros. Um eventual colapso do sistema de transporte                                                público no momento em que o país começa a se reerguer pode comprometer a                                                      própria retomada econômica em 2021.

As entidades signatárias apelam à Presidência da República para que o socorro                                                  ao setor seja reavaliado de maneira célere e concretizado imediatamente,                                                            se colocando à disposição para buscar o justo apoio a todo o segmento de                                              transporte público, para que se possa garantir o atendimento à população                                                      brasileira e atenuar seu sofrimento com os impactos sociais e financeiros da                                                 pandemia.

Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos                                                (ANPTrilhos)

Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU)

Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP)

UITP América Latina

Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana

CONTATO ASSESSORIA NTU

FSB Comunicação

Socorro Ramalho

socorro.ramalho@fsb.com.br

(61) 9 9202.8019

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