Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

05 DE DEZEMBRO – DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

5 de dezembro de 2020

/ by visao surubim

 Segundo o site https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br: O Dia Internacional do Voluntário é celebrado anualmente em 5 de dezembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985.

As ações voluntárias podem acontecer em todas as esferas da sociedade, inclusive em relação ao meio ambiente, onde as pessoas são convidadas a colaborar para o desenvolvimento sustentável do planeta e para a melhoria da qualidade de vida. Voluntários são pessoas que têm interesse em ajudar a construir uma sociedade melhor, dedicando para isso parte do seu tempo em trabalhos diversos, sem receber qualquer tipo de remuneração por isso. Ou seja, é um agente da transformação que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade. Mas quem pode ser um voluntário? Quem tiver vontade! Qualquer pessoa pode contribuir com suas habilidades e capacidades.

E para contribuir há diversas maneiras.

Por exemplo, você pode procurar uma ONG ou organização social que trabalhe com uma causa que você se identifica (como proteção de animais domésticos, florestas, limpeza de praias, parques, apoio à comunidades tradicionais, ações de Educação Ambiental, entre outros). Existem plataformas, como a plataforma social “Atados” que podem ajudar nessa escolha, ou você pode consultar essa possibilidade em uma organização que já conheça.

Outra forma é procurar instituições públicas que tenham programas de voluntariado, como a Fundação Florestal. Na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o projeto Verão no Clima também conta com ações de limpeza das praias paulistas durante o verão! Há também diversos aplicativos em que você pode apoiar projetos de ciência cidadã, enviando dados sobre fauna e flora avistada para contribuir com o trabalho de especialistas.

Você também pode fazer ações voluntárias por meio de agências de turismo, onde você tem a oportunidade de viajar, conhecer pessoas, e ainda contribuir com uma ação para a comunidade que você visitar. Finalmente, uma maneira de voluntariado que está ao alcance de todos é mobilizar a própria comunidade! Já pensou em algo que possa ser feito voluntariamente para melhorar o meio ambiente no local onde você mora? Você pode começar com ações pequenas, de curta duração, até ganhar experiência para poder organizar ações mais duradouras.

Para saber como organizar um mutirão ecológico, acesse a publicação “Campanha “Clean up the world” Vamos limpar o mundo”.

E você, como contribui ou pode contribuir como meio ambiente a partir de suas habilidades?

Compartilhe aqui e faça parte da celebrAção do Dia Internacional do Voluntário!

One Resposta to “05 de dezembro – Dia internacional do voluntário”


Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados