Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Como a nutrição ajuda no combate à Pandemia do Coronavírus?

15 de abril de 2020

/ by visao surubim
Segundo o site Nutricionista Gizella Araújo: Todos nós estamos acompanhando a pandemia causada pelo Coronavírus e que chegou ao Brasil nas últimas semanas.Nenhuma descrição de foto disponível.Nesse momento, profissionais da saúde de todas as áreas estão se unindo para ajudar a população com estratégias que possam fortalecer o corpo e a mente, a fim de superar essa crise o mais breve possível.
O Covid-19(coronavírus) é semelhante ao um resfriado comum, com sintomas leves na maioria dos casos, envolvendo coriza, tosse, febre e dor de garganta. Infelizmente, as condições mais graves provocam pneumonia e dificuldade respiratória, podendo levar ao óbito indivíduos mais vulneráveis, como idosos e portadores de doenças crônicas, como, asma, hipertensão e diabetes.
Vários fatores contribuem para um mal funcionamento da imunidade, que podem variar de alterações metabólicas, genéticas, baixa de nutrientes (vitaminas e minerais) e a idade, já que pessoas idosas e as crianças são mais vulneráveis nesse aspecto.
Confira dicas para aumenta a imunidade, na qual seu fortalecimento é a melhor forma de combater esse vírus:

· Muita água!!! Muita mesmo!!!! A água ela dá suporte à todas as funções do organismo, incluindo o imunológico. Chás de ervas como gengibre com limão também são bem recomendados diariamente.
Calcula-se 30ml por kg de peso, mas na crise quanto mais melhor. Uma criança de 30kg deveria tomar 900ml de água/dia.
· Menos ou nada de alimentos ultraprocessados, com altas quantidades de carboidratos e açúcares processados e gorduras refinadas que certamente interferem na função imunológica adequada.
· Evite ao máximo açúcares simples (doces, sobremesas, farinhas brancas, grãos refinados), eles podem suprimir a imunidade por horas, ao contrário das frutas que te protegem por horas.
· Proteínas animais e vegetais (carnes de diferentes animais, grãos, nozes, sementes), são importantes para estarem presentes em cada refeição e lanche. PS. Salsichas, nuggets, linguiças e semelhante não são recomendáveis.
· Sono! É muito importante uma noite bem dormida para fortalecer o sistema imunológico! Observe e busque a melhor qualidade possível. Sem um sono adequado, a função imunológica é quase impossível. “Se um indivíduo, independentemente da idade, tiver melatonina adequada, a infecciosidade do COVID-19 será muito reduzida” (2). Proporcione momentos de sono adequado e com qualidade para sua família.
· Vitamina D3, há estudos que apontam que pessoas com a deficiência tem 11x mais probabilidade de desenvolver gripe. Se você recebeu a suplementação, use- a corretamente. Converse com o pediatra ou nutricionista de seu filho para uma possível suplementação. Exponha-o ao sol de forma saudável por pelo menos 10 min ao dia, (sem protetor solar).
· Vitamina C, ofereça diariamente suco de limão com laranja (não adicione açúcar). Distribua em 3x/ao dia (a cada 8h). O limão não tem calorias significantes, a laranja já tem para crianças acima do peso prefira em maior proporção o limão. Acerola, goiaba, açaí (fruta, não massa com xarope), kiwi, frutas silvestres também são riquíssimas em vit. C.
· Uso de alimentos fermentados como kefir, são excelentes para melhorar a flora intestinal o que melhorará a absorção dos nutrientes.
· Reduza o nível de estresse, preocupe-se mais em fazer o que pode do que entrar em pânico. O estresse é o maior depressor da imunidade. Para ajuda-lo use a meditação guiada.
· Selênio: Castanha do pará nesse período de crise 2/dia.
· Cogumelos, fontes incríveis de fitoativos para imunidade.
· Zinco, importantíssimo para a imunidade e momentos de estresse, algumas das melhores fontes: agrião, farelo de aveia, thaine (pasta de gergelim) broto de alfafa, escarola, gema de ovo, salsinha, semente de abóbora.
Receita de chá de gengibre, alho e limão
Ingredientes:
1 pedaço de gengibre fatiado
2 dentes de alho
1 limão suco
1 colher de mel escuro.
Preparo:
Coloque o gengibre e o alho na água e deixe ferver em fogo baixo por 20 min. Desligue o fogo e coloque ½ limão em rodelas e abafe por 5 minutos. Em uma caneca esprema o suco da outra metade do limão e adicione o mel escuro.
Lembre-se de ainda evitar o contato com o vírus:
· Lave as mãos por pelo menos 20 segundos, frequentemente ao longo do dia;
· Não toque na boca, olhos ou nariz;
· Evite os abraços, apertos de mãos e beijos, seja educado com um sorriso e bom dia, boa tarde;
· Use álcool, ou água e sabão nas superfícies de trabalho onde outras pessoas tiveram contato;
· Lave suas narinas várias e várias vezes ao dia;
· Fique em casa ao máximo;
· Para locais onde não conseguir lavar as mãos, use o álcool em gel                                                        Com consciência e envolvimento de todos vamos mudar a história do nosso Brasil na busca em não proliferação do Covid19.

Nutricionista Gizella Araújo
Pos-Graduada em nutrição esportiva funcional
CRN6- 19018
Whatsapp : 81-999276171  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados