Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Doença desconhecida está além do Buritis e atinge ao menos sete pessoas em Minas

7 de janeiro de 2020

/ by visao surubim
Segundo o site https://www.em.com.brSegundo nota técnica da Saúde estadual, quadros são de insuficiência renal aguda de evolução rápida (em até 72 horas), seguida de uma ou mais alterações neurológicas
quadro clínico mais comentado em grupos de WhatsApp nos últimos dias, principalmente entre moradores do Bairro Buritisna Região Oeste de Belo Horizonte, já é comum a pelo menos sete pacientes em Minas Gerais. É o que garante nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde.          Segundo a nota do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-Minas), os sintomas de insuficiência renal aguda de evolução rápida (em até 72 horas) somada a alterações neurológicas já atingem cinco moradores de Belo Horizonte, um de Juiz de Fora e um de Ubá (ambas na Zona da Mata).                                                                                                               Entre as alterações neurológicas apresentadas pelos pacientes, o documento destaca: paralisia facial, borramento visual, amaurose (perda da visão parcial ou totalmente), alteração de sensório e paralisia descendente.


Os pacientes apresentam um ou mais desses sintomas, segundo o documento da saúde pública. No início, conforme a nota, também sentem sintomas gastrointestinais (náusea e/ou vomito e/ou dor abdominal)

A nota técnica do órgão de saúde se dirige aos profissionais de saúde de Minas Gerais. O documento recomenda que a equipe médica que se deparar com esses sintomas em algum paciente comunique, imediatamente, o Cievs-Minas.

O objetivo da nota técnica é o “esclarecimento diagnóstico” e a “busca de novos casos”.

Exames laboratoriais estão sendo realizados na Fundação Ezequiel Dias (Funed) para definição exata da doença. 

Perfil dos doentes


Dados apurados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-Minas) constam que os sete pacientes catalogados até a publicação desta matéria são todos do sexo masculino.

A idade deles, no entanto, varia bastante: a mediana é de 49 anos, mas há pacientes entre 23 e 76 anos.

Dos sete internados, seis estão em hospitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Outro está em Juiz de Fora. Todos apresentaram os sintomas a partir de dezembro último.

Entre os enfermos, a média de dias entre início dos primeiros sintomas e a internação foi de 2,5 dias, conforme o documento.


           

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados