domingo, 26 de janeiro de 2020

Coronavírus deve chegar ao Brasil

Segundo o site https://radio93.com.brRio de Janeiro – A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou a criação de uma “sala de situação” para acompanhar o desenrolar da epidemia de coronavírus que começa a se expandir da China para outros países.Agentes de saúde trabalham na investigação do vírus que causa doenças respiratórias. Foto: Reprodução/Internet
  O pesquisador Rivaldo Venâncio afirmou que, “considerando a grande circulação de pessoas entre os continentes, é bastante provável que esse vírus chegue ao Brasil.”
Mas, segundo o pesquisador, “é importante que a população saiba que a identificação do novo coronavírus no país não deverá ser motivo para alarde ou pânico. Como acontece com todos os vírus respiratórios, há sempre uma quantidade muito grande de casos leves e moderados”.
“Acreditamos que, a exemplo do que acontece com outros tipos de coronavírus, o comportamento permaneça o mesmo. Ou seja, muitos casos leves a moderados e as formas mais graves da doença acometendo àquela população que já faz parte dos grupos considerados mais vulneráveis a doenças respiratórias, como idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças crônicas ou com imunodeficiência.”
A primeira reunião dos pesquisadores envolvidos no esforço nacional de vigilância e preparação ocorrerá na segunda-feira (27), com presença de pesquisadores, técnicos e representantes do Ministério da Saúde, além de integrantes das secretarias de saúde estadual e municipal.
Onze países em quatro continentes foram afetados pela infecção que surgiu na China e já matou 42 pessoas desde o início do ano.
Casos na Ásia:
China (considerando os territórios autônomos de Taiwan 3, Macau 2 e Hong Kong 5): 1.372
Tailândia: 5
Japão: 3
Malásia: 4
Singapura: 3
Coreia do Sul: 2
Vietnã: 2
Nepal: 1
Casos na Oceania
Austrália: 4
Casos na Europa
França: 3
Casos na América
Estados Unidos: 2                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário