Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Conheça a história da primeira mulher no alto escalão da Brigada Militar

18 de novembro de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://gauchazh.clicrbs.com.brCristine Rasbold toma posse nesta segunda-feira (18) como chefe do Estado-MaiorJefferson Botega / Agencia RBSCoronel ingressou na instituição na década de 1980
Em 13 de abril de 1986, ZH estampava em sua foto de capa uma dezena de policiais militares em marcha e a manchete: “As brigadianas estão chegando”. Hoje, às 16h, uma daquelas 10 mulheres pioneiras a ingressarem na Brigada Militar (BM) é também a primeira a chegar ao alto escalão da corporação. A coronel Cristine Rasbold, 56 anos, tomará posse como chefe do Estado-Maior, setor responsável por todo o planejamento estratégico da BM. Tomam posse também o coronel Rodrigo Mohr Picon, 50 anos, como comandante-geral, e o coronel Vanius Cesar Santarosa, 51 anos, como subcomandante.                   À época, a BM do Rio Grande do Sul incorporava mulheres às tropas como uma forma de se modernizar no ano em que completava 150 anos. Mas isso não era o foco da reportagem publicada naquele jornal de 1986, cujo título era “Os novos oficiais da PM: mulheres belas e charmosas”. O texto começa de forma supostamente elogiosa:                                                                                                                                           

Pela primeira vez, mulher integra o alto escalão da Brigada Militar           Coronel Cristine Rasbold será chefe do Estado Maior da BM e tomará posse na segunda-feira, na Capital  Segundo o site https://correiobrigadiano.com.br O novo comando da Brigada Militar (BM) no Rio Grande do Sul será formado pelo já confirmado coronel Rodrigo Mohr Picon, 50 anos, como comandante-geral, pelo subcomandante coronel Vanius Cesar Santarosa, 51, e pela chefe do Estado Maior da BM, coronel Cristine Rasbold, 56. Ela é a primeira mulher a assumir posição no alto comando na corporação.                                                                                         Os nomes foram divulgados nesta terça-feira (12) pela Associação dos Oficiais da Brigada Militar e confirmados pelo comandante Mohr. O trio toma posse formalmente na próxima segunda-feira (18), em cerimônia na Academia de Polícia Militar, na Capital.

Há 33 anos na Polícia Militar e natural de Bento Gonçalves, o coronel Santarosa é piloto da BM e atuou no Batalhão Aéreo da corporação. Recentemente, estava atuando no Vale do Sinos. Já a coronel Cristine, que é diretora do Departamento Administrativo da BM, está há 34 anos na Brigada. A coronel também já foi diretora do Colégio Tiradentes.
— Vamos investir muito na proteção à mulher. Ela está chegando não por ser mulher, mas pelo mérito. O mérito do trabalho dela na corporação. Acredito que pela sensibilidade da coronel Cristine vamos poder trabalhar ainda mais mais forte na proteção da mulher — afirma o comandante-geral da corporação. 

Anunciado na semana passada, coronel Rodrigo Mohr Picon vai substitui o coronel Mario Ikeda no comando-geral. Natural de Porto Alegre, ingressou na Brigada Militar em 19 de fevereiro de 1987. Ele já foi comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do 19° BPM, e subcomandante do 1° BPM, todos na Capital 

  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados