sexta-feira, 22 de novembro de 2019

BH já tem chuva forte e pode ter queda de granizo; saiba como fica o tempo

Segundo o site https://wwzw.em.com.brA Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade alta de queda de granizo nesta sexta-feira em BH. No fim de semana, a perspectiva é de chuva forte na capital mineira                                        As chuvas ininterruptas, que já permanecem há sete dias, são ocasionadas por áreas de instabilidade. “É bem comum nesta época do ano. O fluxo vem do Centro-Oeste do país. Com a umidade relativa do ar e o calor, as pancadas de chuva aumentam”, explicou Claudemir Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta sexta-feira, as pancadas de chuva devem ser fortes. A Defesa Civil afirmou que as precipitações devem ser acompanhadas por raios e rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora. Por causa disso, são necessárias medidas de proteção, como não estacionar os veículos embaixo de árvores.

Também há o risco de granizo. “Por causa das nuvens de tempestades, pode acarretar a queda de granizo em alguns pontos da cidade principalmente nesta sexta-feira. Mas, no fim de semana, a possibilidade não está descartada”, afirma Claudemir Azevedo.  “Áreas de instabilidade continuam no interior de Minas e podem provocar chuvas fortes no Oeste, Zona da Mata e Sul do estado”, completou o especialista.                                                                                                  

Recomendações

  • Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de chuva de granizo
  • Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos
  • Não fique no alto de morros ou no topo de prédios
  • Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas
  • Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica
  • Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica
Fonte: Defesa Civil de BH
 

Risco de deslizamento


Depois de enfrentar um longo período de estiagem, Belo Horizonte ainda não superou os problemas de abastecimento causados pela seca, mas já volta a entrar em alerta com a chuva. Temporais localizados levaram órgãos de segurança e defesa civil a colocar em prática protocolos de fechamento de vias da capital onde são comuns alagamentos.

Além dos alagamentos e enxurradas que preocupam durante as chuvas intensas, a previsão de precipitações não tão fortes, mas ininterruptas, faz disparar outro alerta. O solo encharcado aumenta o risco de quedas de muros, deslizamentos, escorregamentos de terra, erosões, trincas e rachaduras em imóveis.

A previsão dos meteorologistas é de que o tempo instável continue ao menos até domingo, com possibilidade de se estender durante a próxima semana. Com isso, as preocupações se voltam, principalmente, para locais onde estão os 1,1 mil imóveis em áreas consideradas de risco na capital. A recomendação é que população adote medidas de autoproteção se algum indício de risco geológico for detectado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário