Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Presidente quer declaração da Venezuela sobre óleo, diz ministro Salles

25 de outubro de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://portaldeprefeitura.com.br: Em pronunciamento, Ministro do Meio Ambiente falou de investigação
Arte: Divulgação

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fez um pronunciamento na noite da quarta-feira (23) em rede de televisão e rádio no qual afirmou que o governo vem monitorando o litoral desde que as primeiras manchas de óleo surgiram da costa. Segundo o ministro o óleo coletado foi analisado e a conclusão é que não foi extraído do território nacional; a origem é venezuelana. E o presidente determinou que fosse encaminhada solicitação formal à Organização dos Estados Americanos (OEA) para que a Venezuela se manifeste sobre o material coletado.

Identificação

Segundo o ministro, só é possível identificar as manchas de óleo quando chegam na costa brasileira. “Por tratarem-se de um material pesado, que se movimenta a cerca de 1 metro e meio abaixo do nível da superfície, impossibilitando a sua identificação e rastreamento, seja pelos sistemas de satélite e radar, ou mesmo na tentativa visual por barcos, aviões e helicópteros”.
O Ministro falou ainda da liberação do seguro defeso para pescadores que tenham sido prejudicados pela contaminação do óleo. A estimativa é que o governo federal desembolse R$ 59 milhões com a ação. O Ministro fala ainda da ação dos voluntários e da necessidade de uso de equipamentos de segurança adequados. “Com a ajuda de todos, as nossas praias vêm sendo limpas praticamente no mesmo dia, sendo restabelecidas as condições para o turismo e a segurança dos visitantes e moradores, além da correta destinação do óleo coletado”, diz Salles.
Agência Brasil

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados