Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Escorpiões infestam comunidade e assustam moradores em Olinda

6 de maio de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco:
Segundo dona de casa, ao menos 12 animais aparecem por noite em sua casa. Prefeitura afirma fazer visitas para orientar moradores da região sobre o perigo.
Moradores da Rua Tijuca, no Alto da Conquista, em Olinda, no Grande Recife, estão assustados com uma infestação por escorpiões. Em algumas casas da comunidade, que fica perto do Cemitério Jardim Metropolitano, famílias informam ter encontrado até 13 animais em uma noite. O medo é ainda maior em residências onde vivem crianças.  
No muro do cemitério, os moradores encontram buracos que podem servir de abrigo para os bichos. “Já perdi dois gatos por causa dos escorpiões. Pedimos a presença de uma equipe da prefeitura. Por ser um local privado, eles [os responsáveis pelo cemitério] teriam que fazer a prevenção”, diz a recepcionista Vanessa Barros.
A dona de casa Eliane Morais tem dois filhos e decidiu guardar em um pote com álcool os escorpiões que achou nos últimos 40 dias. “A gente pega de 12 a 13 escorpiões por noite. Já tem mais de 100 aqui. A gente quer que a vigilância ambiental tome providências”, diz.
Escorpiões pegos dentro da casa de Eliane Morais foram armazenados em pote com álcool — Foto: Reprodução/TV Globo
A dona de casa Ione Oliveira, que tem quatro crianças em casa, está com medo dos animais. “Os escorpiões sempre aparecem, não tem jeito. A vigilância vem, bota veneno, mas é pouco”, afirma.
Procurada pela TV Globo, a Vigilância Ambiental de Olinda informou que visita o Alto da Conquista para prevenir e orientar moradores sobre o aparecimento de escorpiões.                                          
A administração municipal também aponta que “a maior possibilidade é de que o procedimento de higiene feito pelo cemitério seja responsável pelo aparecimento dos animais”.
A TV Globo também procurou o Cemitério Jardim Metropolitano, que informou ter contratado uma equipe de dedetização. Os responsáveis pelo local também citaram que o problema pode ser causado pelos entulhos colocados pela população.

Orientações de saúde

Segundo a coordenadora do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox), Lucineide Porto, os escorpiões podem causar prejuízos maiores às crianças. “Em caso de picadas, os adultos vão sentir dores locais ou dormência, mas o veneno é extremamente tóxico e pode matar a criança em poucas horas”, afirma.
Em caso de acidentes com animais venenosos, é possível entrar em contato com o Ceatox por meio do número 0800 722 6001. “Temos uma equipe multidisciplinar para dar as orientações adequadas”, diz Lucineide.
                  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados