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Bancos não respeitam tempo máximo de espera de clientes

4 de abril de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://www.correiodoestado.com.br: Blitz do Procon autuou 12 agências por filas de até 2 horas
Em atendimento ao elevado número de reclamações e denúncias de clientes, equipes  de fiscalização  da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) realizaram  diligências em 12 agências de cinco redes bancárias, somente  em Campo Grande, nesta semana.
A ação resultou em  autuação de todas as unidades bancárias onde se desenvolveu o trabalho.
As irregularidades mais comuns foram excesso de demora no atendimento das pessoas, em desacordo com o chamado 'tempo razoável' previsto em lei municipal (de até 15 minutos em dias normais, até 20 minutos  em dias de pagamento de funcionários públicos e recebimento de tributos e, ainda, de 25 minutos em vésperas de feriados prolongados).
Neste item, com exceção de uma agência, todas as outras visitadas foram autuadas. Segundo o Procon/MS, ouve casos, em que a espera por atendimento chegou a duas horas.
Também recorrente, e registrado em todas as agências, a ausência de placas que identifiquem atendimento prioritário para idosos, gestantes, mães com crianças no colo, portadores de necessidades especiais e autismo, principalmente no encaminhamento às mesas. 
Também vista como irregularidade, a falta de registro do término do atendimento nas mesas, o que impossibilita ao consumidor encaminhar reclamações. A expedição de  senhas ou comprovantes em papel termossensível, registrada em todas as agências, é outro item considerado irregular, uma vez que a sua duração é mínima.
Outra exigência contida em lei, a fixação de aviso onde contenha o número 151 (disque denúncia do Procon) está sendo alvo de desobediência em grande número de unidades bancárias visitadas pela fiscalização do órgão estadual de defesa do consumidor. Além disso, na maioria dos locais não existia exemplar do Código de Defesa do Consumidor.

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