quarta-feira, 13 de março de 2019

A nutrição como primeira escolha para controle e prevenção do diabetes

Segundo o site Nutricionista esportiva funcional Gizella Araújo: Nos últimos anos houve uma transição no estado nutricional da população mundial, a mudança ocorrida foi de um quadro de desnutrição para de sobrepeso e/ou obesidade.Com o aumento de obesos no mundo, algumas patologias teve sua incidência aumentada, como é o caso do diabetes. Essa doença é causada por diversos fatores, sendo um dos principais, a má alimentação. 
  Quem é diabético, deve adotar um novo estilo de vida e de hábitos alimentares, como:
* Grãos integrais: farinha de trigo, arroz e macarrão integrais, aveia, pães e biscoitos integrais.
* Leguminosas: feijões, soja, grão-de-bico, lentilha, ervilha.
* Legumes em geral: exceto batata, batata doce, macaxeira ou mandioca e inhame, pois têm elevada concentração de carboidratos e devem ser consumidos em pequenas porções.
* Carnes magras, aves e peixes em geral: exceto carnes processadas, como presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, bacon, mortadela e salame.
* Gorduras boas: óleos vegetais (soja, milho, girassol, canola), azeite de oliva, abacate.
* Oleaginosas: castanhas, amendoim, avelãs, nozes e amêndoas.
* Leite e derivados: devendo-se ter atenção para escolher iogurtes sem adição de açúcar.
As frutas mesmo sendo saudáveis devem ser ingeridas com precaução, já que as mesmas possuem seu próprio açúcar, a frutose, que pode descontrolar a glicemia do paciente. Na maioria das vezes as frutas que podem ser ingeridas com casca é mais recomendada (maçã, goiaba, pera, ameixa in natura) e o melão.
Os alimentos proibidos são:
* Açúcar e doces em geral.
* Mel, geleia de frutas adoçadas, compotas com açúcar.
* Farinha branca: produtos de confeitaria e pastelaria.
* Doces em geral, chocolates e guloseimas.
* Bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos industrializados, achocolatados.
* Bebidas alcoólicas.
*
É importante que as pessoas com diabetes aprendam a ler os rótulos dos produtos antes de consumir, pois o açúcar pode aparecer escondido sob a forma de glicose, xarope de glicose ou de milho, frutose, maltose, maltodextrina ou açúcar invertido.
E qual a melhor opção: Diet ou light:
Para os diabéticos, os produtos diets são os mais recomendados, pois os mesmos tem inserção total do item no produto vendido. Exemplo: zero açúcar.
Recomendações complementares para pessoas com diabetes:
* Alimente-se a cada 4 horas para evitar picos de hipoglicemia e hiperglicemia.
* Tenha sempre disponíveis alimentos práticos para os intervalos das refeições como frutas ou biscoitos salgados com fibras.
* Leia os rótulos com atenção. Não confie apenas na denominação diet ou light. Observe atentamente a composição nutricional do produto, identificando a quantidade de cada nutriente (gordura, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais).
* Procure manter o peso dentro da faixa de normalidade.
* Meça regularmente a glicose sanguínea.

Texto escrito de autoria da nutricionista esportiva funcional Gizella Araújo –
CRN6 – 19018 – whatsapp para contato 999276171
E-mail: nutricionistagiaraujo@gmail.com       

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