Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Atletas militares conquistam mais de mil medalhas em 2018

5 de dezembro de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site https://www.defesa.gov.br: Brasília, 03/12/2018 -
O Departamento de Desporto Militar (DDM) termina 2018 com o balanço positivo de vitórias inéditas, quebra de recorde e uma impressionante marca de 1.078 medalhas conquistadas, até o momento. Foram 535 de ouro, 276 de prata e 267 de bronze, em competições nacionais civis e em mundiais militares e civis.
Terceiro-sargento Rafaela Silva, primeira mulher brasileira campeã do mundo no judô
Na disputa de taekwondo, encerrada domingo (02/12), a equipe brasileira ficou em terceiro lugar na classificação geral do torneio. O grupo obteve 12 medalhas: 2 de ouro, 4 de prata e 6 de bronze e ficou atrás apenas da China e do Irã entre os 24 países que participaram do mundial.
3° sargento da Marinha Valéria Rodrigues conquistou medalha de prata no mundial de taekwondo
Primeiro colocado no quadro geral de medalhas do mundial de judô no início do mês, o Brasil também comemorou o ouro inédito da sargento da Marinha Rafaela Silva. A judoca foi a primeira mulher brasileira a ser campeã do mundo nessa modalidade
O coronel da Aeronáutica Júlio Almeida também conquistou, pela primeira vez, a medalha de ouro em competição de pistola de fogo central. O atleta militar chegou ao lugar mais alto do pódio no 52ª Campeonato Mundial de Tiro Esportivo, realizado em Changwon, na Coréia do Sul, em setembro.                                
Outro grande destaque nesse ano foi o recorde histórico sul-americano do sargento da Aeronáutica Darlan Romani. Ele alcançou a marca de 22 metros no arremesso de peso.
Esses esportistas integram o Programa Atletas de Alto Rendimento (Paar), parceria entre os ministérios da Defesa e do Esporte.
Nas competições em grupo, destacam-se os títulos mundiais militares das equipes de futebol feminino e vela e o vice-campeonato na natação. Também as medalhas de bronze conquistadas pelas equipes masculina e feminina no pentatlo militar.
Além disso, os méritos individuais de atletas que receberam o prêmio de melhor do ano, como a judoca Mayra Aguiar e outros 12 militares homenageados com o Prêmio Brasil Olímpico 2017 em suas modalidades. No voleibol, a sargento do Exército Eduarda Lisboa ficou com o título de melhor jogadora de vôlei de praia do mundo. Ela foi um dos destaques da temporada 2018 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.
Os bons resultados conquistados pelo Time Militar Brasil correspondem à expectativa do MD em relação aos próximos eventos desportivos.
Para a 7ª edição dos Jogos Mundiais Militares, na China, em 2019, o DDM almeja permanecer entre as três maiores potências desportivas militares que integram o Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). O mundial militar na China servirá como preparatório aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
Resultados
Até o momento, foram conquistadas em mundiais militares 35 medalhas de ouro, 21 de prata e 31 de bronze. Em campeonatos mundiais, o Time Militar Brasil faturou 252 medalhas de ouro, 109 de prata e 110 de bronze. Os militares obtiveram em competições nacionais civis 248 medalhas de ouro, 146 de prata e 126 de bronze.
Atletas militares
O Paar tem objetivo de fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível nacionais e estrangeiros.
O programa inclui 42 modalidades: boxe, caratê, atletismo, canoagem slalom, escalada esportiva, basquete, canoagem velocidade, esgrima, ciclismo de estrada, futebol feminino, futebol masculino, ciclismo mtb, golfe, hipismo, cross country, judô feminino, judô masculino, ginástica artística, levantamento de peso, maratonas aquáticas, handebol masculino, wrestling, natação, maratona, nado sincronizado, paraquedismo, orientação, pentatlo naval, pentatlo militar, pentatlo aeronáutico, remo, pentatlo moderno, tiro com arco, saltos ornamentais, tiro esportivo, salvamento aquático, tiro shotgun, taekwondo, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia.
Criado há dez anos, o programa tem como característica a inscrição voluntária e o processo de seleção dos atletas leva em conta os resultados obtidos em competições nacionais e internacionais.
Nos Jogos Rio 2016, os atletas militares ocuparam lugar de destaque, conquistando 13 das 19 medalhas obtidas pelo Time Brasil.
Próximos eventos
Com o apoio da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), das comissões de Desportos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e das Forças Singulares, equipes militares brasileiras encontram-se em fase de planejamento e de preparação nos campos logísticos, administrativo e de treinamento.
A ação tem ocasionado na participação de inúmeros grupos de trabalho, visitas, reconhecimentos, análises de risco e uma série de atividades voltadas a garantir um melhor desempenho de nossa delegação.
Por Lane Barreto, com informações da CDMB
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados